Novo curso tem início no próximo ano letivo
Escola Superior de Saúde Atlântica reforça aposta na formação em osteopatia com o lançamento de um mestrado único em Portugal
A ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica alarga a sua oferta formativa com a apresentação do primeiro Mestrado em Osteopatia acreditado em Portugal, um ciclo de estudos pioneiro que reforça a importância da osteopatia como uma profissão de saúde de referência em Portugal. Focado na prática clínica baseada na evidência científica, o novo mestrado aposta na especialização em áreas que impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas, como a dor crónica, a pediatria, o envelhecimento, o desporto e as artes performativas. O novo mestrado arrancará em setembro, com o início do ano letivo 2026/2027.
Programa está alinhado com o Plano Nacional de Saúde 2021-2030
Destinado a osteopatas licenciados, recém-licenciados ou profissionais já estabelecidos que pretendam aprofundar a sua qualificação clínica e académica, o mestrado em Osteopatia da ESSATLA promove uma prática profissional centrada na pessoa, capaz de responder aos desafios de contextos clínicos atuais, complexos e multidisciplinares.
Para Jorge Esteves, professor doutor da ESSATLA e coordenador do novo mestrado, “a acreditação do Mestrado em Osteopatia da ESSATLA pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) representa um marco importante no desenvolvimento da osteopatia em Portugal”. O docente explica ainda que o lançamento do primeiro mestrado do país nesta área “constituiu um passo decisivo na afirmação da profissão e que, por isso, o plano do curso está totalmente alinhado com o Plano Nacional de Saúde 2021-2030, destacando o papel da osteopatia no tratamento sustentável de doenças osteomusculares e da dor crónica”.
Com a duração de três semestres, o mestrado tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de competências avançadas que permitam entender e adaptar a intervenção osteopática às necessidades de diferentes públicos. Para além de aprofundar conhecimentos, esta abordagem contribui para capacitar os profissionais de uma maior segurança na tomada de decisão clínica, preparando-os para responder mais eficazmente na prestação de cuidados de saúde diferenciados, tanto à população em geral como a grupos específicos.
Assente num regime presencial e pós-laboral, o curso segue um modelo de ensino baseado em metodologias ativas, aprendizagem colaborativa e na discussão e resolução de casos clínicos reais. Através de uma metodologia prática, atual e alinhada com os desafios da saúde, esta formação promove a autonomia e reflexão crítica dos profissionais. Com um corpo docente 100% doutorado, o mestrado integra ainda uma sólida componente de investigação aplicada, preparando os estudantes para analisar, produzir e apresentar informação científica e contribuir para o avanço da prática osteopática em Portugal.
Aposta reforçada em Osteopatia depois de licenciatura e pós-graduação
A aposta da ESSATLA neste mestrado reforça o seu compromisso com a formação especializada em saúde, em particular na área da Osteopatia. Ao integrar na sua oferta a licenciatura em Osteopatia, uma pós-graduação em Osteopatia Infantil e, agora, o mestrado em Osteopatia, a instituição consolida um quadro formativo completo nesta área, acompanhando os estudantes desde a formação inicial até à especialização avançada.
O mestrado vai arrancar em setembro, e a abertura do processo de candidaturas está prevista para breve. Mais informações sobre esta oferta formativa ser consultadas no site da Instituição: www.essatla.pt.
Sobre a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Localizada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica foi estabelecida em 2001 como unidade orgânica da então Universidade Atlântica (atualmente, Atlântica – Instituto Universitário). Integrada na Atlântica enquanto escola de saúde de nível politécnico, a ESSATLA apresenta uma oferta formativa diversificada, que abrange quatro licenciaturas, três mestrados e quase duas dezenas de pós-graduações nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Osteopatia. Distingue-se pela ênfase na formação em contexto clínico e profissional, combinando uma forte componente prática com uma abordagem humanista, articulada com as ciências sociais e do comportamento. Assumindo, como missão, a formação de profissionais de excelência e motivados para contribuir significativamente na sociedade, a ESSATLA coordena diversos projetos de investigação e inovação que procuram dar resposta às necessidades da comunidade. Como parte da Atlântica, participa no Oeiras Community Valley, uma iniciativa que visa maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das entidades participantes, promovendo uma interação efetiva com o Município de Oeiras, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2025, a ESSATLA foi distinguida com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva pelo IEFP. Mais informações disponíveis em https://essatla.pt/.