É a atual Secretária do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos

A médica fisiatra Anabela Pereira, Secretária do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, foi eleita presidente da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), assumindo a liderança do órgão executivo desta sociedade científica para o próximo biénio.

A SPODOM desempenha um papel central no estudo, investigação, prevenção e tratamento da osteoporose e doenças ósseas metabólicas em Portugal, e é uma enorme honra assumir a liderança de uma sociedade com um impacto tão relevante na saúde dos nossos doentes. Mas aquilo que torna este momento verdadeiramente especial é a equipa extraordinária que me acompanha. Trabalhar lado a lado com médicos e investigadores de referência oriundos de especialidades tão complementares é, simultaneamente, um privilégio e uma fonte constante de inspiração”, sublinha.

A médica fisiatra acrescenta ainda que “a SPODOM continuará a ser uma sociedade científica aberta aos desafios da medicina, com caráter multidisciplinar, visando prosseguir o trabalho notável desenvolvido ao longo dos anos, privilegiando inovação constante”. 

A atual direção é composta por 10 especialistas de diversas áreas: Endocrinologia, Ginecologia, Reumatologia, Ortopedia, Medicina Física e Reabilitação, Radiologia.

Importa salientar que a osteoporose é responsável por um elevado número de fraturas de fragilidade, associando-se à perda de autonomia, ao aumento da morbilidade e da mortalidade, sobretudo na população idosa.

Neste contexto da saúde óssea, diversas sociedades científicas e grupos de especialistas portugueses têm vindo a atualizar e consolidar recomendações clínicas orientadas para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento desta patologia.

As orientações atualmente disponíveis reforçam a importância da identificação precoce dos indivíduos em risco, da utilização criteriosa dos meios complementares de diagnóstico e da implementação atempada de estratégias terapêuticas eficazes.

#Anabela Pereira

Assistente Hospitalar Graduada de Medicina Física e Reabilitação, Anabela Pereira desenvolve também trabalho na área da Geriatria, sendo doutorada nesta área pelas Universidades do Porto e de Aveiro.

Uma das distinções mais recentes, na categoria Conhecimento +, integrado na 8.ª edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro com a colaboração dos consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture, premiou o projeto da sua autoria “Desprescrição no Idoso”, promovido pela CINTESIS – Universidade de Aveiro.

(Foto em anexo)

#A SPODOM

A Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas é uma associação médica dedicada ao estudo, à investigação, à prevenção e ao tratamento da osteoporose e das doenças ósseas metabólicas, com especial enfoque na osteoporose e no seu impacto na saúde da população. 

site da sociedade científica disponibiliza documentos de referência de apoio à decisão clínica, bem como a atualização dos guias de prática clínica para a avaliação e tratamento da osteoporose associada a doenças endócrinas e nutricionais. Estas recomendações refletem o empenho contínuo da comunidade científica portuguesa na promoção de uma abordagem integrada, multidisciplinar e baseada na evidência, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados às pessoas com osteoporose.