6.º Seminário Vulnerabilidades Sociais e Saúde | 10 a 12 de outubro

O Politécnico de Setúbal (IPS) é o anfitrião do 6º Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde, que decorre já a partir de amanhã, dia 10, e até sábado, em torno do tema “Percursos migratórios e cidadania global: Diversidade e (des)igualdades”.

O evento, que decorrerá em formato online, é uma organização das escolas superiores de Saúde (ESS/IPS) e de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), em parceria com a Universidade de Évora (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS-UÉ), pretendendo ser um espaço de debate interdisciplinar entre a História, outras Ciências sociais e a Saúde, e de partilha de investigação e/ou de práticas de intervenção.

Nesta sexta edição, o evento integra na sua Comissão de Honra representantes do Observatório das Migrações e da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, contando com os contributos de vários especialistas estrangeiros, nomeadamente do Reino Unido e do Brasil

Ao longo de três dias, o seminário vai debruçar-se sobre quatro grandes áreas temáticas, abordando o fenómeno complexo e multifacetado das migrações num mundo cada vez mais globalizado. Na agenda de trabalho, estarão os grandes desafios enfrentados pelos migrantes, incluindo a discriminação, a xenofobia, a exploração e o acesso limitado aos serviços básicos. No encontro, também será discutido o conceito de cidadania global e a sua importância para a promoção da inclusão social, do desenvolvimento sustentável e da paz.

O programa detalhado por ser consultado na página oficial do seminário, em http://seminariovss.ips.pt/pt.