Chama-se CareMinder e pretende ajudar a prevenir as infeções hospitalares com a criação de um sensor que, através da vibração, recorda os profissionais de saúde para a desinfeção regular das mãos. Este é o projeto vencedor da 7.ª edição da iniciativa Cantanhede Innovation Days (Cantanhede i-Days), organizada pela Universidade de Coimbra (UC), que decorreu entre 30 de outubro e 6 de novembro.

Composta pelos estudantes Adebare Adeleke, Arthur Bastos, Beatriz Oliveira e Patrick Carneiro, a equipa vencedora vai representar a UC na final do Innovation Days (i-Days), que vai decorrer nos dias 28 e 29 de novembro em Budapeste, na Hungria. Vai também receber um prémio no valor de 1 000 euros, apoiado pela Basinnov Life Sciences, empresa do grupo do ramo farmacêutico FHC.

A iniciativa i-Days é promovida anualmente no âmbito da rede EIT Health, em instituições de 16 países: Bulgária, Chéquia, Chipre, Croácia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal e Roménia. Pretende desafiar estudantes de diversas áreas disciplinares para que, em conjunto, respondam a desafios reais da área da saúde de forma inovadora.

Na edição de 2024 da iniciativa Cantanhede Innovation Days, a comunidade de estudantes da UC foi desafiada a responder a desafios lançados por unidades hospitalares da Região Centro, relacionados com sete temáticas: sistemas de monitorização remota de dados de saúde de pacientes, diagnóstico de doenças raras, acesso a cuidados de saúde mental, otimização de recursos hospitalares, monitorização e prevenção de doenças hospitalares, sistemas de suporte à decisão para profissionais de saúde ou melhoria do acesso a cuidados de saúde.

Ao longo de uma semana, os participantes trabalharam em conjunto para pensar soluções inovadoras para responder a um dos desafios elencados. Foram acompanhados por investigadores, docentes e profissionais da área da saúde na preparação das propostas. Participaram também em ações de formação em áreas como inovação, empreendedorismo, pitching e design thinking.

As propostas de cada grupo foram apresentadas na final deste concurso, que decorreu no Museu da Pedra, em Cantanhede. As propostas foram avaliadas por um júri composto por representantes de várias entidades de Coimbra e de Cantanhede com ligações ao ensino, inovação, investigação e saúde.

A iniciativa Cantanhede i-Days é organizada pela Unidade R&D International Networks da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Biocant, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, o Hospital Rovisco Pais e a Unidade Local de Saúde de Coimbra.

Mais informações sobre a iniciativa i-Days estão disponíveis em https://eithealth.eu/programmes/i-days/.