Em Portugal, estima-se que, pelo menos 1 de cada 10 pessoas, sofra de doença renal crónica
Atualmente em Portugal, perto de 13.000 pessoas realizam tratamento com hemodiálise
A NOVA Medical School, em conjunto com a Diaverum Portugal, desafia todos os estudantes de Medicina e Nutrição do país a criar receitas inovadoras, acessíveis e nutricionalmente equilibradas, especialmente desenvolvidas para doentes renais crónicos, em tratamento com hemodiálise, na 3.ª edição do MedCOOK Challenge.
As candidaturas estão abertas até dia 10 de novembro e a competição consiste na apresentação de três receitas (entrada, prato principal e sobremesa), com a descrição detalhada dos ingredientes, capitações e dose, modo de preparação e informação nutricional (cálculo nutricional). A inscrição pode ser feita em grupos de até 4 elementos.
O valor nutricional da refeição deve respeitar valores nutricionais específicos para pessoas com doença renal crónica em programa de hemodiálise, especialmente no que diz respeito à proteína, potássio e fósforo, conforme a tabela de composição de alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. O custo de cada receita não pode exceder os 5 euros por pessoa.
As cinco melhores propostas são selecionadas mediante a avaliação de um júri, com base na originalidade, cumprimento das regras, preço, estrutura nutricional e facilidade na confeção. O apuramento dos vencedores, de entre as cinco propostas, será obtido através da comunidade, através do número total de gostos de cada vídeo.
A Doença renal crónica (DRC) é uma patologia com elevada prevalência entre a população mundial. Portugal, não é exceção, e é um dos países com maior prevalência da DRC e estima-se que, pelo menos 1 de cada 10 pessoas, sofra desta doença crónica. Prevê-se que em 2040, a DRC seja a nível mundial, a quinta principal causa de mortalidade e de perda de qualidade de vida. A Diabetes e a hipertensão arterial são as principais causas de DRC. Muitos destes doentes precisarão de tratamento substitutivo; atualmente em Portugal, perto de 13.000 pessoas realizam tratamento com hemodiálise.
O objetivo desde concurso é contribuir para um melhor conhecimento da doença renal crónica e promover a literacia dos doentes e da comunidade sobre a importância da dieta no tratamento e prevenção da doença e outras patologias. Adicionalmente, proporcionar momentos de qualidade em família à volta duma refeição saborosa e segura.
Mais informações e regulamento em: link.
Sobre a NOVA Medical School
Com mais de 45 anos de existência, a NOVA Medical School é a escola médica da Universidade NOVA de Lisboa. Com uma rede de mais de 25 unidades de saúde, oferece uma experiência educativa única, onde cada estudante é preparado para transformar a realidade dos cuidados de saúde.
Guiada pelos pilares de Ensino, Inves
tigação e Comunidade, a NOVA Medical School continua a crescer para novos campos, sempre próxima das pessoas, com o objetivo de capacitar mentes inovadoras e comprometidas com a criação de um futuro mais saudável e inclusivo. A missão da Escola vai além das salas de aula – pretende inspirar a mudança, melhorar vidas e redefinir a saúde global.
NOVA Medical School – Health For The Future.
Mais informações aqui.