No dia 29 de novembro, pelas 19 horas, será transmitido o webinar “Pôr o cancro a andar”. Dirigido à população em geral, e com participação gratuita através de um formulário de inscrição, a sessão tem como objetivo sensibilizar para a importância do exercício físico na gestão do Cancro do Pulmão.
A atividade física tem vários benefícios comprovados na qualidade de vida dos doentes com Cancro de Pulmão. No entanto, ainda persistem vários mitos relativamente à prática de exercício durante o tratamento, que contribuem para a hesitação dos doentes em adotar uma rotina mais ativa.
O webinar “Pôr o Cancro a Andar”, com o mote “Mitos e Factos do Exercício no Cancro do Pulmão”, promovido pela Aliança Para o Cancro do Pulmão, terá no programa os seguintes temas:
- Mitos & Verdades sobre a prática física e Cancro do Pulmão, apresentado pela Dra. Carina Gaspar e Dra. Ana Rodrigues;
- A importância do acompanhamento especializado, apresentado pela Dra. Ana Joaquim e Prof. Alberto Castro Alves.
A audiência será convidada a fazer questões aos especialistas, vendo assim as suas dúvidas sobre o tema, esclarecidas.
“Muitos doentes com cancro do pulmão ainda acreditam que é perigoso praticar exercício físico. E sentimos também que os profissionais que cuidam destes doentes ainda estão pouco sensibilizados para abordar junto dos doentes os benefícios da prática regular de exercício. Decidimos por isso dirigir este webinar tanto a doentes como profissionais, esperando por toda a comunidade de cancro do pulmão a falar sobre este tema tão relevante. Este evento gratuito reúne profissionais de saúde especialistas na área do Cancro do Pulmão e profissionais do desporto. Será um momento de partilha de conhecimento, disponível para todos os que quiserem participar.” refere Carina Gaspar, pneumologista e membro do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão.
“Existe a crença que quem está doente deve-se resguardar e descansar, no entanto, o exercício físico tem imensos benefícios para o doente com cancro. Existem benefícios a nível físico, mental, psicológico, assim como melhora a tolerância aos tratamentos e tem impacto na sobrevivência, uma sobrevivência com maior qualidade de vida. É importante esta sensibilização”, salienta Ana Rodrigues, oncologista no Instituto Português do Porto e membro do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão.
O link de acesso (plataforma Zoom) ao webinar: https://zoom.us/j/92019520610?pwd=RrH4SOOOuztvMhnoJbArorGdyYOAOj.1
A Aliança para o Cancro do Pulmão é uma iniciativa que reúne várias entidades: Grupo de Estudos para o Cancro do Pulmão, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ordem dos Médicos, Pulmonale, Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e AstraZeneca. Organiza-se em quatro Grupos de Trabalho, dedicados a diferentes temas: Aumentar o conhecimento sobre cancro do pulmão; Implementar o rastreio em grupos de alto risco; Promover diagnóstico e intervenção precoces e Melhorar a qualidade dos cuidados e apoio aos doentes com Cancro do Pulmão e cuidadores.