10 de dezembro, 16h00 – 17h30 | Coimbra, Sala Miguel Torga e online (ZOOM)
A propósito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Ordem dos Médicos, em Coimbra, acolhe no próximo dia 10 de dezembro (terça-feira), entre as 16h00 – 17h30, a conferência/tertúlia dedicada ao tema “Violência Familiar/Por Parceiro Íntimo: uma problemática de Direitos Humanos” tendo como subtítulo: “Cuidados de Saúde Primários e Trabalho em Rede”.
Trata-se de um evento organizado pelo Grupo Violência: Informação, Investigação, Intervenção (Grupo V!!!) e pelo Gabinete de Apoio ao Médico da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, precisamente no dia em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Anualmente, a data celebra o momento em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. É, pois, importante chamar a atenção da comunidade internacional para proteção e promoção dos direitos humanos, alertando para a violação dos direitos e liberdades fundamentais. A violência familiar, transversal a toda a sociedade, é um dos flagelos que necessita de respostas integradas, designadamente das equipas de saúde bem como de outras instituições de proximidade.
Refira-se que, na Região Centro, em 2002, foi formada uma rede que inclui inúmeras entidades, designadamente o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Distrito de Coimbra; ULS Coimbra (Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicológico / Unidade de Violência Familiar; Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência; Serviço de Urgência do Hospital Geral de Coimbra); Delegação do Centro do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, IP; Departamento de Investigação e Ação Penal – Coimbra; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Fundação Bissaya Barreto; Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra – APAV; Guarda Nacional Republicana – Destacamento de Coimbra; Instituto Nacional de Emergência Médica; Polícia de Segurança Pública – Comando Distrital de Coimbra; e o Projeto de Intervenção em Rede – PIR 2009 – 2012 (Cuidados de Saúde Primários).
Esta iniciativa vai decorrer na Sala Miguel Torga na sede da SRCOM, (Avenida Dom Afonso Henriques, 39), em Coimbra, com transmissão também pela plataforma ZOOM
— link de acesso:
https://us02web.zoom.us/j/83092352867
| Programa |
16h00 – Sessão de Abertura
16h15 – Intervenção da rede “Grupo Violência: Informação, Investigação, Intervenção”
17h00 – Comentário
17h10 – Espaço para questões
17h30 – Encerramento