Especialistas nacionais e internacionais vão estar na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa para discutir a inovação pedagógica e a formação médica no evento “Dia da Educação Médica”. A importância da investigação e dos dados científicos na implementação do ensino médico e a necessidade de formação pedagógica para professores do ensino superior serão dois dos temas em destaque. O Dia da Educação Médica vai decorrer a 13 de maio, entre as 9h30 e às 17h00, em Sintra.
“O Dia da Educação Médica pretende ser um espaço de reflexão e construção partilhada sobre o futuro do ensino médico. Queremos contribuir para uma formação médica mais inovadora, humanista e centrada no estudante, alinhada com os desafios emergentes da prática clínica e da sociedade,” afirma António de Almeida, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa.
O programa do evento inclui várias conferências e mesas-redondas, nomeadamente sobre “Tendências fundamentais na Educação Médica: Mudanças, Incerteza e Narrativa” e “O Papel dos Conselhos Pedagógicos e Departamentos de Educação Médica na promoção de uma educação médica humanizada e inovadora“, bem como sessões centradas nos desafios contemporâneos da formação médica, promovendo o diálogo entre peritos de diferentes áreas da saúde do ensino superior e alunos de medicina.
Entre os oradores está confirmada a presença de Yoon Soo Park (diretor do Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Illinois – Chicago), Ara Tekian (diretor dos Programas Internacionais e diretor Associado para o Gabinete de Educação Internacional na Universidade do Illinois – Chicago), Maria Amélia Ferreira (professora Catedrática da Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto) e Maria José Diógenes (presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina, da Universidade de Lisboa).
“Acreditamos que a transformação da educação médica passa por experiências de aprendizagem significativas e colaborativas, que respondam à complexidade crescente da formação médica“, salienta António de Almeida.
Com uma visão centrada na pedagogia baseada em evidência científica e na aquisição de competências, a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa assume, desde a sua fundação, um compromisso com o rigor e a constante atualização do seu modelo pedagógico. “Este encontro será um momento privilegiado para partilhar práticas pedagógicas, explorar novas metodologias de ensino e aprendizagem, e conhecer experiências nacionais e internacionais no campo da educação médica.”
“Está também alinhado com o novo Mestrado em Educação Médica, que foi planeado para capacitar profissionais de saúde para atividades de ensino, investigação e liderança, na área da educação médica em constante evolução”, refere Pedro Mateus, diretor do Departamento de Educação Médica.
O Dia da Educação Médica é organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP), através do seu Departamento de Educação Médica, e pelo Centro Académico Clínico Católica Luz. Realiza-se no dia 13 de maio de 2025, entre as 9h30 e às 17h00, em Sintra.