ESSATLA recebe 4.ª edição a 23 de maio
Instituição recebe profissionais, especialistas e estudantes para debater os atuais desafios da área, com foco na era digital, inovação e ensino
A ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica volta a organizar, no dia 23 de maio, as Jornadas Internacionais de Enfermagem, um evento que se assume como um espaço privilegiado para a discussão de temas relevantes no setor da saúde. Sob o mote “Enfermagem e Inovação”, a quarta edição promove o desenvolvimento da enfermagem através da partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais, especialistas e estudantes. Destaque para a presença, já confirmada, de Luís Barreira, bastonário da Ordem dos Enfermeiros e de Maria do Rosário Rodrigues de Barros, Chief Nursing Officer em Portugal.
Debates, mesas-redondas e conferências
Ainda antes da cerimónia de abertura, que terá lugar às 10h00, o programa inicia-se às 9h00 com a apresentação das Comunicações Livres e dos resultados do “Multiplier Event Breath” – um projeto europeu de colaboração e inovação que visa promover a atividade física junto de pessoas com doenças respiratórias crónicas. Após um coffee break, a primeira conferência do dia convida, a partir das 11h00 à reflexão sobre o tema “Healthcare Challenges in the XXI Century”, seguindo-se um debate sobre os “Desafios da Era Digital para a Enfermagem”.
De tarde, pelas 13h45, retomam-se as atividades com a mesa-redonda “A Era Digital e as Especialidades de Enfermagem”. Já às 15h15, a conferência “Del aula a la realidad: el Hospital Virtual de la Universidad Católica de Valencia como estrategia innovadora en Enfermería” apresenta um caso de sucesso da implementação da tecnologia na formação integrada em saúde, contando com testemunhos internacionais.
Por fim, às 15h45, a segunda mesa-redonda do dia tem como foco a “Inovação na Investigação e Ensino em Enfermagem”. A cerimónia de encerramento e a entrega de prémios está marcada para as 16h30, contando com a atuação da TUNATLA, às 17h00.
A entrada nas IV Jornadas de Enfermagem é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponível no site da ESSATLA.
Sobre a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Localizada em Oeiras, no histórico complexo da Fábrica da Pólvora de Barcarena, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica foi estabelecida em 2001 como unidade orgânica da então Universidade Atlântica (atualmente, Atlântica – Instituto Universitário). Integrada na Atlântica enquanto escola de saúde de nível politécnico, a ESSATLA apresenta uma oferta formativa diversificada, que abrange quatro licenciaturas, três mestrados e quase duas dezenas de pós-graduações nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Osteopatia. Distingue-se pela ênfase na formação em contexto clínico e profissional, combinando uma forte componente prática com uma abordagem humanista, articulada com as ciências sociais e do comportamento. Assumindo, como missão, a formação de profissionais de excelência e motivados para contribuir significativamente na sociedade, a ESSATLA coordena diversos projetos de investigação e inovação que procuram dar resposta às necessidades da comunidade. Como parte da Atlântica, participa no Oeiras Community Valley, uma iniciativa que visa maximizar o impacto das ações de responsabilidade social das entidades participantes, promovendo uma interação efetiva com o Município de Oeiras, alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais informações disponíveis em https://essatla.pt/.