12 de maio | 14h00 | Reitoria (Campolide)

Como está a mudar a forma como nos alimentamos? O que molda as nossas escolhas alimentares? E como podemos promover dietas mais saudáveis e sustentáveis num contexto de múltiplas pressões — ambientais, sociais, culturais e de saúde?

Estas são algumas das questões centrais da conferência “Alimentação em Transformação: Conversas sobre Consumo, Dietas e Sustentabilidade”, que se realiza a 12 de maio de 2025, a partir das 14h00, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

O evento é promovido pelo Grupo NOVA Saúde de Nutrição, uma iniciativa multidisciplinar da Universidade NOVA de Lisboa que junta investigadores das ciências da saúde, sociais, biológicas e biotecnológicas. O objetivo é claro: promover um pensamento coletivo em torno da transformação alimentar, antecipando tendências, cruzando saberes e contribuindo para políticas públicas e decisões individuais mais informadas.

Portugal enfrenta um paradoxo alimentar: ao mesmo tempo que mantém traços da dieta mediterrânica, reconhecida como saudável e sustentável, assiste a um crescimento no consumo de alimentos ultraprocessados e a níveis preocupantes de excesso de peso e obesidade — com impacto direto na saúde pública.

A promoção de uma alimentação mais consciente, acessível e equilibrada exige uma abordagem integrada e multidisciplinar, que tem sido precisamente a aposta da NOVA, através da colaboração entre todas escolas da Universidade.

O programa inclui duas mesas-redondas que cruzam perspetivas científicas e sociais:

  • Mesa 1 – “A Revolução no Prato: O que tem mudado nas nossas dietas?”

Com intervenções de Inês Mota (NMS), Cristina Godinho (ENSP), Carlota Vaz Patto (ITQB), Rita Abranches (ITQB) e Inês de Ornellas e Castro (FCSH), a moderação estará a cargo da geógrafa Iva Pires (FCSH).

  • Mesa 2 – “À Mesa com as Influências: O que molda as nossas escolhas alimentares?”

Destaque para a presença da especialista em comunicação alimentar Ana Margarida Barreto (FCSH), do pediatra e investigador Luís Pereira da Silva (NMS), da investigadora Iva Pires (FCSH), e da representante da Eurest Portugal Catarina Espanhol, com moderação de Carlota Vaz Patto.

A conferência tem entrada livre, mediante inscrição prévia no site da NOVA.

O programa completo pode ser consultado aqui.