Inscrições até 30 de setembro através de www.respira.pt

A Associação RESPIRA, em parceria com a Linde Saúde, acaba de lançar a terceira edição do Prémio Luísa Soares Branco, iniciativa que vai premiar o melhor projeto sustentável, com impacto comprovado em todas as fases da prevenção do tabagismo com dois mil euros. As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de setembro e podem concorrer projetos de instituições públicas ou privadas que prestem serviços e cuidados de saúde a doentes respiratórios crónicos, em especial pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).   

“O Prémio Luísa Soares Branco traduz a nossa missão de promover a saúde respiratoria em Portugal, nomeadamente através da prevenção do tabagismo. Ao reconhecer e premiar projetos inovadores e eficazes, impulsionamos a criação de soluções concretas que melhoram a qualidade de vida das pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias. Esta iniciativa pretende ser um catalisador para a mudança e um incentivo para que mais instituições se juntem a nós nesta luta. A redução do impacto do tabaco na saúde respiratória é um passo fundamental para construir um futuro mais saudável e sustentável, com menos fumadores”, refere José Albino, Presidente da Associação RESPIRA.  

“Na Linde Saúde, a nossa prioridade é melhorar a vida dos doentes respiratórios através de soluções inovadoras e de um compromisso sólido com a qualidade. A parceria com a Associação RESPIRA no âmbito do Prémio Luísa Soares Branco reflete este compromisso, ao incentivar e apoiar projetos que demonstram um impacto real na prevenção do tabagismo e no tratamento da DPOC”, afirma Patrícia Mendes, Senior Sales & Marketing Manager da Linde Saúde em Portugal. Este é um reconhecimento essencial para as instituições que trabalham diariamente na melhoria da qualidade de vida dos doentes respiratórios crónicos que pode impulsionar avanços significativos na prestação de cuidados de saúde”, explica a responsável da empresa de cuidados respiratórios domiciliários. 

O júri será presidido por Cristina Bárbara, responsável pelo programa de Doenças Respiratórias da Direção-Geral da Saúde, e será composto por oito elementos, reunindo especialistas de diversas entidades ligadas à saúde respiratória em Portugal, como a Associação Respira, a Linde Saúde – empresa líder em cuidados respiratórios domiciliários –, a Comissão de Trabalho do Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP).  

O Prémio e a Menção Honrosa serão entregues em novembro. A cerimónia realizar-se-á em data e local posteriormente comunicados pela Associação RESPIRA. 

As inscrições devem ser feitas através da submissão do formulário online disponível em: Respira. Para esclarecimento de dúvidas, as entidades poderão contactar a organização através do email: direcao@respira.pt.