Segundo a edição deste do Guia Hays 2025, 61% dos profissionais qualificados do setor de Life Sciences pretendem mudar de emprego este ano, o que representa uma redução significativa de 14 pontos percentuais em relação a 2024. Apenas os setores de Tecnologias de informação (60%), Turismo e Lazer (55%) e Construção e Imobiliário (53%), apresentaram percentagens mais baixas no interesse numa mudança de emprego por parte dos profissionais.

O Guia Hays apresenta ainda outras tendências relevantes na atração e retenção de talento no setor:

  • O que os profissionais mais valorizam num potencial empregador é a oferta salarial (77%), pacote de benefícios (75%) e bom ambiente de trabalho (71%).
  • Seguro de saúde, trabalho flexível e dias de férias adicionais são os benefícios mais valorizados pelos profissionais desta área;
  • 56% dos profissionais do setor foram aumentados e 12% foram promovidos em 2024;
  • 39% dos profissionais do setor recusaram ofertas de emprego em 2024;

“Com a crescente procura por medicamentos inovadores, terapias genéticas e dispositivos médicos, o setor continua a apresentar bons resultados. No entanto, é particularmente desafiante conseguir recrutar o talento necessário para cumprir os planos de crescimento.” afirma Andreia Fernando, Manager na Hays Portugal e especialista no mercado de Life Sciences. “É fundamental que os empregadores que pretendam reforçar as suas equipas acompanhem as expetativas dos profissionais e apostem em processos de recrutamento rápidos e eficazes.

Metodologia

O Guia Hays 2025 é um guia das principais tendências de emprego e salários, numa perspetiva de compreender o mercado de trabalho qualificado em Portugal. A primeira parte desta edição conta com uma análise das motivações de profissionais e empresas, através de um inquérito anónimo efetuado em novembro de 2024 a 2800 profissionais qualificados e 900 empregadores a atuar em Portugal.

A primeira parte explora também a opinião de profissionais e empregadores em assuntos tão variados como Inteligência Artificial, semana de trabalho de quatro dias, transparência salarial, entre muitos outros. A segunda parte conta com uma análise das dinâmicas de recrutamento e média salariais praticadas em áreas e setores de mercado específicos. Os dados e opiniões apresentados baseiam-se nos resultados dos inquéritos realizados e no conhecimento de mercado dos consultores da Hays.