Iniciativa em parceria com a Just a Change apoiou a Associação Humanitária Social e Cultural de Pinhanços, promovendo a ligação entre estudantes e comunidade local
Durante todo o dia, os estudantes participaram em trabalhos de melhoria das instalações da associação, incluindo a pintura dos quartos dos residentes – uma intervenção significativa, com impacto direto no bem-estar dos utentes, que tornou os espaços mais acolhedores e confortáveis. Paralelamente, dinamizaram um passeio pela aldeia de Pinhanços com os residentes séniores, promovendo momentos de convívio e contacto direto entre os futuros médicos e a população local.
“Além de ser um gesto solidário, esta ação representa um primeiro passo no percurso destes futuros médicos, reforçando a importância de uma medicina centrada nas pessoas, que valoriza a sensibilidade humana e o contacto com os outros”, afirma Paulo Oom, vice-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa.
A ação, que decorreu poucas semanas depois dos incêndios que atingiram a região de Seia, procurou também deixar uma marca positiva junto da comunidade de Pinhanços, simbolizando a esperança e reconstrução dos próximos tempos.
“É uma iniciativa que impacta diretamente a vida dos residentes de Pinhanços e que reflete o espírito solidário e colaborativo da comunidade jovem e académica, num momento em que é tão importante apoiar a populações da região”, refere Mariana Borges, diretora de comunicação da Just a Change.