Dia Mundial do Coração assinala-se a 29 de setembro

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) volta a comemorar o Dia Mundial do Coração, que se assinala anualmente a 29 de setembro, com a 3.ª edição da caminhada nacional “Rehab for life – Passo a passo por um coração saudável”. Esta iniciativa realizar-se-á no dia 28 de setembro, em várias cidades de Portugal, tendo como objetivo consciencializar os doentes cardíacos que integrem programas de reabilitação, familiares e amigos, bem como profissionais de saúde, para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares.

A caminhada nacional “Rehab for life – Passo a passo por um coração saudável” é uma iniciativa da APIC, que teve início em 2023, e que conta com o apoio do Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca (GEFERC), da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). Desta farão parte todos os hospitais públicos que integram a via verde coronária e que têm programas de reabilitação cardíaca ativos, nomeadamente a ULS Trás-os-Montes e Alto Douro (Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro), a ULS de Braga (Hospital de Braga), a ULS de Santo António (Hospital de Santo António),a ULS da Região de Leiria (Hospital de Santo André), a ULS do Alentejo Central (Hospital do Espírito Santo de Évora), a ULS de Coimbra (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), a ULS de São José (Hospital Santa Marta), e a ULS Almada-Seixal (Hospital Garcia de Orta).

De acordo com Joana Delgado Silva, presidente da APIC, “esta iniciativa é uma oportunidade para reforçarmos junto da população a importância da prevenção das doenças cardiovasculares. As últimas edições foram muito participadas, pelo que nesta terceira edição vamos voltar a reunir doentes, famílias e profissionais de saúde em torno de um objetivo comum: reduzir o impacto das doenças cardiovasculares em Portugal, ao falar da atuação correta da população em caso de sintomas sugestivos de Enfarte Agudo do Miocárdio, bem como da importância da Reabilitação Cardíaca pós-Enfarte Agudo do Miocárdio”.

Os participantes serão sobretudo doentes pós-Enfarte Agudo do Miocárdio, porém, a iniciativa está aberta a todos os doentes cardíacos que integram programas de reabilitação.

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Após um enfarte, o comportamento e os cuidados pós-enfarte são cruciais para a recuperação e prevenção de futuros problemas cardíacos.