Evento foi recentemente distinguido com prémio internacional
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) promove a 12ª edição do Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM) nos dias 11 e 12 de outubro de 2025, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. O futuro da Medicina, os desafios da saúde em Portugal e o papel das novas gerações médicas estarão em foco durante os dois dias do evento.
Mais de 250 estudantes de Medicina são esperados neste evento que apresenta um programa diversificado, combinando sessões plenárias de alto impacto, mesas-redondas interativas, workshops práticos e sessões paralelas temáticas.
O Futuro do Sistema de Saúde, Inteligência Artificial em Medicina, Ética e Cirurgia Plástica, Saúde Mental em Profissionais de Saúde e One Health são alguns dos temas em destaque num programa que combina sessões plenárias de alto impacto, mesas-redondas interativas, workshops práticos e sessões paralelas temáticas, proporcionando uma experiência formativa completa.
Diversos oradores de referência marcarão presença no evento, entre os quais Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos; Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Pedro Barata, Vice-Presidente do Comissão de Ética para a Investigação Clínica e Presidente do Conselho de Ética da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; ou Isabel Almeida, Presidente da Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência.
O programa é ainda enriquecido por oradores como Mónica Costeira, pediatra com experiência em missões com a Médicos Sem Fronteiras; Diogo Rodrigues Gomes, médico da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica; e representantes da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e da Abraço.
Este ano, o CNEM chega com um reconhecimento especial: foi recentemente galardoado com o prémio de “Most Informative Capacity Building Program” durante a European Regional Meeting 2025 da IFMSA – International Federation of Medical Students’ Associations. Este prémio internacional distingue o compromisso da ANEM em criar espaços de aprendizagem dinâmica, promover partilhas enriquecedoras e oferecer oportunidades que impulsionam o crescimento académico e profissional dos estudantes de Medicina em Portugal.
“O CNEM é mais do que um congresso, é um espaço onde os estudantes de Medicina aprendem, refletem e constroem soluções para o futuro da saúde em Portugal, dando voz às novas gerações médicas e aproximando estudantes, especialistas e decisores. O prémio internacional que recebemos reconhece este trabalho e reforça o compromisso de preparar os futuros médicos, promovendo uma formação complementar, inovadora e com impacto real na vida das pessoas”, realça Paulo Simões Peres, Presidente da ANEM.
Este encontro evidencia a importância de investir na formação complementar dos futuros profissionais de saúde, consolidando competências que vão para além da sala de aula e aproximando os estudantes da realidade do País.
Sobre a ANEM
Fundada em 1983, a ANEM é a Federação Portuguesa de Estudantes de Medicina, composta por oito Associações, representando cerca de 12.000 estudantes de oito Escolas Médicas do país.