Dia Nacional das Acessibilidades regressa em outubro. Mais de 130 mil pessoas já impactadas nas edições anteriores
A Associação Salvador volta a dar o mote para a reflexão e a ação com a celebração da 7ª edição do Dia Nacional das Acessibilidades, que se assinala a 30 de outubro. Ao longo das edições anteriores, estas iniciativas chegaram a mais de 130 mil pessoas em todo o país. Este ano, a ambição é ir ainda mais longe e com esse espírito, durante o próximo mês, os portugueses estão convidados a participar em três eventos, criados para sensibilizar e educar:
Teatro de Marionetas: “A Casa da Árvore”
- Data: 4 de outubro de 2025
- Hora: 16h00
- Local: Museu das Comunicações (Lisboa)
- Duração: 40 minutos
- Faixa etária: M/3
- Inscrições: museu@fpc.pt (indicar número de bilhetes pretendido)
Sinopse: Olívia sonha viver numa árvore, mas o seu amigo Isaque, que usa cadeira de rodas, não consegue subir. Como resolver? A Casa da Árvore é uma história encantadora sobre amizade, criatividade e inclusão, mostrando a importância de construirmos espaços para todos.
Workshops Online: “Iniciação à Língua Gestual Portuguesa”
Uma oportunidade única para dar os primeiros passos numa comunicação mais inclusiva! Estes workshops, ministrados pela Professora Érica Fonseca, criadora do projeto social @a.carlota.lota, permitem a qualquer participante aprender noções básicas de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e ganhar maior sensibilidade para a inclusão. No final, todos saberão fazer a sua apresentação pessoal em LGP.
- 7 de outubro | 18h30 | Inscrição aqui
- 27 de outubro | 15h30 | Inscrição aqui
Mais do que uma data no calendário, esta efeméride criada pela Associação Salvador, é já um marco na promoção da inclusão, convidando a população portuguesa a participar num movimento coletivo que procura transformar mentalidades e construir um país mais justo e acessível. Desta forma, mobilizamos a sociedade portuguesa para derrubar barreiras que continuam a excluir milhares de cidadãos.
Sobre a Associação Salvador
Organização sem Fins Lucrativos que visa promover a inclusão das pessoas com deficiência motora, defendendo os seus direitos e co-construindo uma sociedade mais justa e sensibilizada para a diversidade.