· O ticket médio nos serviços veterinários aumentou quase 11% entre 2023 e 2025, passando de 75,86€ para 83,87€.
· Guarda lidera o ticket médio (97,64€) em 2025, enquanto Lisboa regista o maior peso na faturação (29,85%).
Os serviços veterinários assumem um papel cada vez mais relevante no tecido económico nacional, refletindo a crescente preocupação da população com a saúde e bem-estar animal. O REDUNIQ Insights, o relatório da REDUNIQ que analisa a evolução dos pagamentos registados por cartão na sua rede de aceitação de pagamentos, lançou uma edição dedicada ao impacto económico desta área, revelando que a faturação, o número de transações e o ticket médio registaram aumentos significativos entre 2023 e 2025 em praticamente todas as regiões do país.
Ao longo do período analisado, a faturação teve um crescimento absoluto de 46,08% e manteve-se fortemente ancorada no mercado nacional, que em 2025 representou 93,56% do total. Ainda assim, os consumidores estrangeiros continuam a destacar-se pelo elevado valor dos seus tickets médios – subindo de 102,82€ em 2023 para 108,32€ em 2024 e para 112,03€ em 2025. Em comparação, os clientes nacionais evoluíram de forma consistente, passando de 74,43€ para 76,91€ e para 82,45€ no mesmo intervalo. Em termos globais, o gasto médio aumentou 10,55% nos dois anos. Estes dados confirmam a relevância estratégica do mercado interno, mas também sublinham o elevado potencial de valorização do consumo internacional.
O número de transações acompanhou a tendência de crescimento e subiu 32,13% no período em análise. Entre 2023 e 2024, o número de transações com cartões estrangeiros registou um crescimento residual de 0,89%. No entanto, entre 2024 e 2025, esse indicador acelerou significativamente, atingindo uma subida de 24,60%. Já os cartões nacionais mantiveram uma trajetória de crescimento sustentado, com aumentos de 8,87% e 21,69% nos mesmos períodos. Este estudo reflete uma dinâmica positiva do consumo, tanto interno como internacional, e reforça a relevância estratégica do setor dos pagamentos para a economia nacional.
Em 2025, os distritos que até ao momento apresentam o maior ticket médio nos serviços veterinários são a Guarda (97,64€), Lisboa (93,43€), Faro (90,55€), Coimbra (90,22€) e Porto (89,60€), refletindo uma procura qualificada e valorizada nestas regiões. No que respeita ao peso da faturação face ao total nacional, Lisboa lidera com 29,85%, seguida pelo Porto (16,40%), Setúbal (13,12%), Faro (8,04%) e Aveiro (6,82%). Em conjunto, estes cinco distritos representam mais de 70% da faturação do setor.
“Este aumento do ticket médio também resulta da integração dos pagamentos com sistemas de gestão, que simplificam a operação dos negócios, e da adoção crescente da solução ‘Parcela Já com Unicre’, já disponível em várias clínicas veterinárias e que tem tornado os serviços mais acessíveis ao permitir o pagamento parcelado de compras de maior valor ou inesperadas”, afirma Carla Castro, Diretora de E-commerce, Verticais e Parcerias da UNICRE.
Os dados do relatório evidenciam uma evolução significativa no setor dos serviços veterinários, com aumentos expressivos na faturação, número de transações e ticket médio entre 2023 e 2025. Neste contexto de dinamismo e transformação, a REDUNIQ reforça o seu papel como parceiro estratégico dos negócios portugueses, contribuindo para o seu crescimento sustentado e promovendo a inovação e a eficiência no ecossistema nacional de pagamentos.
Foi também com este propósito que a UNICRE marcou presença e apoiou o VetBizz Summit, o maior evento de gestão veterinária a nível nacional, realizado nos dias 26 e 27 de setembro.
“A presença no Vetbizz Summit assumiu relevância em diversas frentes”, destaca Carla Castro,explicando que “além da partilha de temas cruciais como inovação, formação, questões sociais e até preocupações com a Saúde Mental, para nós é particularmente relevante contribuir com o nosso conhecimento de negócio e instrumentos na área de pagamentos para acrescentar valor ao setor. Falo, por exemplo, dos pagamentos por link para domicílios ou o parcelamento, que podem auxiliar os profissionais a tornar os seus serviços ainda mais acessíveis”.
Sobre a UNICRE:
A UNICRE é uma instituição portuguesa que atua no setor financeiro, especialista na gestão, emissão e disponibilização de soluções inovadoras de pagamento, cartões de pagamento e crédito ao consumo. Com mais de 50 anos de experiência no mercado português, a empresa detém atualmente as marcas: REDUNIQ, que disponibiliza soluções de aceitação de pagamentos para loja física ou comércio online; e o UNIBANCO, responsável pela emissão de cartões de crédito, cartões pré-pagos, cartões refeição, crédito pessoal e crédito consolidado.
Sobre o REDUNIQ Insights:
O é uma solução de conhecimento que pretende disponibilizar informação analítica aos clientes da REDUNIQ, maior acquirer português e marca da UNICRE responsável por disponibilizar soluções de aceitação de pagamentos digitais em loja física e online. Através da divulgação de dados referentes à evolução da faturação e transações dos negócios com origem em cartões de pagamento nacionais e estrangeiros, a REDUNIQ objetiva apoiar as empresas do retalho nacional na geração de insights e na tomada de decisões de desenvolvimento de negócio.