As PMEs podem ganhar até 60.000 euros e estabelecer parcerias com os principais inovadores europeus de XR na área da saúde, para colocarem soluções inovadoras no mercado.

O mercado europeu de realidade aumentada (XR) está em expansão, prevendo-se que atinja um valor entre 35 e 64 mil milhões de euros em 2025, sendo os cuidados de saúde o quarto maior segmento de XR. Neste contexto, as PMEs de toda a Europa são convidadas a candidatar-se à segunda edição do VR Health Champions Open Call, parte da iniciativa de 7,8 milhões de euros apoiada pela EIT Health, que oferece até 60.000 euros em financiamento e oportunidades de colaboração com alguns dos principais inovadores europeus de XR na área da saúde.

XR é um termo genérico que abrange tecnologias imersivas, como realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), que estão a ser utilizadas para melhorar a prestação de cuidados médicos, a formação médica e o envolvimento dos pacientes.

Por toda a Europa, várias empresas de referência já estão a impulsionar esta transformação. A Dotlumen (Roménia) desenvolve “óculos autónomos” para cegos e deficientes visuais; a MEEVA (Itália) cria terapias baseadas em RV para adolescentes com distúrbios do desenvolvimento neurológico; a MedApp (Polónia) utiliza óculos XR para apoiar cirurgiões durante as operações; a Metaskills (Polónia) aplica RV e IA generativa para formar profissionais de saúde em comunicação e liderança; e a  Virtuleap  (Portugal) desenvolve soluções RV para avaliação e formação cognitiva.

No início deste ano, várias PMEs europeias tiveram a oportunidade de começar a colaborar com estes inovadores de referência através do primeiro VR Health Champions Open Call. Como resultado, a Critical Catalyst (Portugal), a INOVA+ (Portugal), a MetaMedicsVR (Espanha) e a SimHub by Virmed (Polónia) já estão a trabalhar em desafios regulamentares, terapêuticos, de formação e de validação clínica. Agora, um novo convite à apresentação de propostas vem abrir a porta a mais PMEs.

Um apelo aos facilitadores

O VR Health Champions Open Call 2026 destina-se a PMEs que possam prestar serviços especializados de apoio ao desenvolvimento de soluções XR. Os candidatos podem oferecer conhecimentos em investigação clínica, imagiologia médica, TI na área da saúde, IA, ciências comportamentais, assuntos regulamentares, marketing, design UX e visão computacional, ajudando os pioneiros da XR a superar barreiras à validação clínica, conformidade regulamentar e expansão de mercado. Os candidatos selecionados receberão até 60.000 euros para dar resposta a um dos 14 desafios estratégicos identificados pelas cinco PMEs de referência do projeto.

“A XR está a passar do laboratório para os hospitais e clínicas, mas muitas destas ideias promissoras têm dificuldade em chegar ao mercado”, afirmou Viola Keresztes, gestora de projetos da EIT Health InnoStars. “Através deste convite à apresentação de propostas, queremos mudar esta dinâmica. O Open Call VR Health Champions reúne PMEs juntamente com cinco inovadores de referência, para acelerar a preparação para o mercado das inovações XR no domínio dos cuidados de saúde e construir cadeias de valor inter-regionais mais fortes em toda a Europa”.

EIT Health InnoStars: colmatar lacunas em matéria de inovação entre regiões

O EIT Health InnoStars desempenha um papel fundamental como co-coordenador da VR Health Champions, aproveitando a sua extensa rede na Europa Central, Oriental e Meridional, para colmatar o fosso de inovação entre as regiões europeias desenvolvidas e menos desenvolvidas. Através de apoio direcionado, intercâmbio de conhecimento e construção de ecossistemas, o EIT Health InnoStars garante que as inovações em saúde XR não só atingem a maturidade, mas que também têm um acesso claro em termos de adoção no mercado e sistemas de reembolso.

“A Europa tem talento e tecnologia para liderar a XR na área da saúde – o que muitas vezes falta são pontes entre inovadores, sistemas de saúde e mercados”, referiu Cristina Costa, coordenadora de projetos do IPN. “Ao ligar os principais intervenientes de todas as regiões e setores, estamos a ajudar a criar cadeias de valor europeias fortes, que apoiam a inovação, reforçam a competitividade digital e permitem que os sistemas de saúde beneficiem de soluções de ponta. Esta iniciativa visa garantir que a Europa não se limita a seguir as tendências globais na área da saúde XR, mas que as molda ativamente”.

O consórcio por detrás da iniciativa reúne 19 parceiros de 9 Estados-Membros da UE, incluindo universidades de renome, hospitais, players da indústria e redes de inovação, como a Klaster Life Science Krakow, a Fondazione Bruno Kessler, a Universidade de Medicina de Lodz, a Universidade da Letónia, a Unidade Local de Saúde de Coimbra, a Medtronic Portugal e a XR4Europe. O projeto é coordenado pelo Instituto Pedro Nunes e co-coordenado pela EIT Health InnoStars.

Quem pode candidatar-se?

O VR Health Champions é um projeto europeu com duração de três anos focado no avanço das tecnologias de RV/RA na área da saúde, melhorando o nível de maturidade tecnológica (TRL) de PMEs de referência de TRL6 para TRL9 em áreas como:

  • Navegação médica durante cirurgias
  • Jogos terapêuticos imersivos
  • Avaliação cognitiva
  • Educação e formação médica
  • Personalização de óculos de VR para uso médico

A convocatória está aberta a PMEs que apoiem a evolução de inovações em RV/RA, de modo a passarem de um protótipo promissor em ambientes controlados para uma solução clínica validada, aprovada pelas entidades reguladoras, integrada e utilizada no quotidiano – o que envolve validação clínica, aprovação regulamentar, integração nas TI e nos fluxos de trabalho hospitalares, formação do pessoal de saúde e demonstração do impacto real ao nível do sistema e dos pacientes.

Será realizado um webinar informativo no dia 22 de outubro de 2025 para orientar os potenciais candidatos através da apresentação de propostas e esclarecimento de dúvidas. A submissão de propostas está em aberto até 30 de novembro de 2025, às 23h59 (hora da Europa Central). Mais informações e detalhes sobre a candidatura estão disponíveis em: https://vrhealthchampions.eu/get-involved

Sobre o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EITH):

O EIT Health é uma rede de inovadores na área da saúde, com cerca de 100 parceiros, e é apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia. Colaboramos a nível transfronteiriço para apresentar novas soluções que permitam aos cidadãos europeus viver mais tempo e com mais saúde.

À medida que os europeus enfrentam o desafio do aumento das doenças crónicas e da multimorbilidade e procuram concretizar as oportunidades que a tecnologia oferece para ir além das abordagens convencionais de tratamento, prevenção e estilos de vida saudáveis, precisamos de líderes de pensamento, inovadores e formas eficientes de introduzir no mercado soluções inovadoras no domínio dos cuidados de saúde.

O nosso empenho em impulsionar o avanço dos cuidados de saúde é evidente no nosso papel proactivo de orientação, financiamento e facilitação da investigação. Reconhecido como um interveniente fundamental na inovação no domínio dos cuidados de saúde, o historial de realizações do EIT Health inclui: catalisar mais de 2998 empresas em fase de arranque e em expansão, ajudar as empresas em fase de arranque apoiadas pelo EIT Health a atrair 2,2 mil milhões de euros em investimentos, impulsionar 123 soluções de cuidados de saúde para o mercado e formar 65 000 estudantes e profissionais.

O EIT Health responde a estas necessidades. Ligamos todos os intervenientes relevantes no sector dos cuidados de saúde para além das fronteiras europeias – certificando-nos de que incluímos todos os lados do “triângulo do conhecimento”, para que a inovação possa acontecer na intersecção da investigação, da educação e das empresas em benefício dos cidadãos.

Saiba mais: European Institute of Innovation & Technology (EIT) | EIT

Sobre o EIT Health InnoStars

O InnoStars é uma das oito áreas de atuação do EIT Health. Abrange metade da Europa, incluindo a Polónia, a Hungria, a Itália e Portugal, bem como outras regiões incluídas no Programa Regional de Inovação do EIT – os Estados Bálticos, Croácia, Eslováquia, República Checa, Eslovénia, Grécia e Roménia. Trata-se de um grupo de países classificados pelo Painel Europeu de Inovação (EIS) como inovadores. O InnoStars está focado na promoção do empreendedorismo, da inovação e da educação no domínio dos cuidados de saúde, da vida saudável e do envelhecimento na região, bem como na redução do fosso entre as regiões líderes em inovação e as regiões em progresso.