Cerca de 200 participantes discutem as tendências globais de Saúde em evento online
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) anuncia a segunda edição do Global Health Weekend 2025, um congresso totalmente online sobre Saúde Global que vai decorrer nos dias 15 e 16 de novembro. Este ano, o evento aumenta o seu alcance internacional, reunindo cerca de 200 participantes de mais de 40 países, entre estudantes, jovens profissionais e promotores da Saúde Global.
Sob o tema “From Global Ideas to Local Impact” (“De Ideias Globais a Impacto Local”), o evento visa explorar de que forma algumas temáticas globais, como a digitalização, as alterações climáticas, a migração e os direitos humanos, moldam a saúde e o bem-estar das comunidades locais.
Esta edição reforça o compromisso da ANEM em envolver estudantes de diferentes cursos da área da Saúde e de diversas nacionalidades, promovendo um debate multidisciplinar e global, que combina aprendizagem, reflexão e networking.
O congresso contará com oradores internacionais de renome, como Austéja Sakalauskaité, delegada da Lituânia para a World Health Organization (WHO); Nisha Sajnaani, codiretora do Jameel Arts & Health Lab, laboratório da WHO que estuda o impacto da arte na Saúde; Lynn Al Tayara, consultora de Economia em Saúde do WHO Barcelona Office for Health Systems Financing; Margarida Duarte Albuquerque, médica interna de Anestesiologia e Partnerships Manager da Dioscope; ou Aferdita Bytyqi, diretora executiva do DTH Lab.
Durante o congresso, os participantes terão oportunidade de assistir a sessões interativas, mesas redondas e apresentações de projetos liderados por jovens criadores de soluções inovadoras para a área da Saúde, além de momentos de networking internacional que favorecem a troca de experiências e boas práticas.
O Global Health Weekend 2025 consolida-se, assim, como uma plataforma internacional de debate e aprendizagem, conectando estudantes e profissionais de saúde de diferentes países, incentivando a reflexão e a ação conjunta em prol de comunidades mais saudáveis.
Sobre a ANEM
Fundada em 1983, a ANEM é a Federação Portuguesa de Estudantes de Medicina, composta por oito Associações, representando cerca de 12.000 estudantes de oito Escolas Médicas do país.