21 de novembro | Centro Cultural de Belém, Lisboa | 09h30

  • Este ano, o Fórum do Medicamento será dedicado à apresentação dos resultados da 3.ª edição do “Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar” e à discussão dos desafios do financiamento da inovação no novo modelo das Unidades Locais de Saúde (ULS).

A 17.ª edição do Fórum do Medicamento realiza-se no próximo dia 21 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a partir das 09h30, e contará com a apresentação pública dos resultados do Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar 2025, estudo que analisa o acesso à inovação, a gestão do circuito do medicamento e as principais barreiras identificadas pelos profissionais do SNS.

A sessão de abertura ficará a cargo de Francisco Ramos, Chairman da Escola Nacional de Saúde Pública. Segue-se a apresentação formal dos resultados do Índex, conduzida por Ana Advinha (Universidade de Évora) e Sofia de Oliveira Martins (Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa), responsáveis pela coordenação científica do estudo.

O programa inclui ainda o painel “Financiar a Inovação no novo modelo de ULS: desafios e oportunidades na integração de cuidados”, seguido de debate, onde serão analisados os impactos organizacionais, financeiros e clínicos decorrentes da transformação estrutural do SNS e da integração progressiva dos modelos de cuidados.

A manhã prossegue com um segundo debate — após uma breve pausa — e termina com as conclusões de Francisco Ramos e o encerramento formal por Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH). A moderação estará a cargo da jornalista Paula Rebelo.

O Fórum do Medicamento é uma iniciativa da APAH, com o apoio da AstraZeneca Portugal.