• A empresa segue uma abordagem científica baseada em nutrientes que lhe permite otimizar a seleção de matérias-primas e optar por fontes mais sustentáveis.
  • A marca faz parte do plano “Sustentabilidade numa Geração” da Mars, que tem como objetivo contribuir para a saúde de mais gatos e cães, identificando e agindo sobre o impacto ambiental e social da empresa.

A Royal Canin trabalha todos os dias para contribuir para a saúde dos gatos e cães através de uma nutrição adaptada, baseada na observação, na ciência e na inovação constante. Para tal, atua respeitosamente em três áreas interligadas – animais de estimação, planeta e pessoas – e com uma filosofia nutricional que dá prioridade à saúde e à sustentabilidade.

A Royal Canin procura reduzir o impacto da sua atividade através da otimização das fórmulas e de um abastecimento mais sustentável. A empresa está consciente do impacto das suas matérias-primas e a sua filosofia científica baseada em nutrientes permite-lhe otimizar as suas fórmulas de um ponto de vista ambiental e social, assegurando simultaneamente a qualidade e o desempenho dos seus alimentos. Esta abordagem inovadora permite-lhe promover uma agricultura sustentável, com um efeito positivo correspondente sobre as emissões de gases com efeito de estufa, a preservação da biodiversidade e das fontes de água, a prevenção da desflorestação e a aceleração das fontes de matérias-primas. De facto, a marca quantifica a pegada de carbono, água e terra de 100% das suas matérias-primas.

“Na Royal Canin utilizamos uma variedade de ingredientes, mas cada ingrediente é incluído em cada fórmula com um objetivo específico: fornecer com precisão, um equilíbrio de nutrientes essenciais e energia digerível. A nossa responsabilidade é alcançar a excelência na nutrição que proporcionamos, ao mesmo tempo que compreendemos o impacto social e ambiental de cada um dos nossos alimentos. Só assim podemos fazer as melhores escolhas para o planeta, para as pessoas e para os animais de estimação”, afirma Mª Angeles Toscano, Diretora de Assuntos Corporativos.

Nutrientes vs ingredientes – Uma abordagem nutricional mais sustentável

A filosofia baseada em nutrientes da Royal Canin coloca a saúde e a sustentabilidade no centro de cada decisão de formulação. A marca seleciona os ingredientes com base nos seus benefícios nutricionais e digestibilidade, bem como na sua segurança, qualidade e pegada ambiental. Esta abordagem abre caminho a soluções alternativas que trazem benefícios aos animais de estimação, facilitando a seleção de ingredientes que têm um menor impacto no ambiente e um impacto mais positivo do ponto de vista social. Dois exemplos desta abordagem baseada em nutrientes é a utilização de subprodutos de elevada qualidade e ácidos gordos Omega 3 de fontes sustentáveis.

Os subprodutos são ingredientes que não são normalmente utilizados para consumo humano por várias razões (culturais, processos de produção, etc.) e tendem a ser desperdiçados, por exemplo, coração, cérebro ou fígado. Mas. Estes ingredientes são seguros, de elevada qualidade e muito ricos em nutrientes, o que os torna perfeitamente adequados como fonte de nutrientes para a produção de alimentos para animais de estimação. Neste sentido, a utilização destes subprodutos evita o desperdício de ingredientes valiosos e seguros que não são utilizados na cadeia alimentar humana.

No caso dos ácidos gordos EPA/DHA Ómega 3 de peixe, trata-se de um nutriente importante para processos como a formação de membranas celulares ou o desenvolvimento do sistema nervoso de gatos e cães. Há muito que a Royal Canin assegura que este nutriente é proveniente de pesca sustentável, de acordo com as diretrizes da Mars, e incorpora agora também uma fonte alternativa de abastecimento: as algas marinhas, que ajudam a reduzir a pressão sobre os ecossistemas marinhos.

Os compromissos da Royal Canin com o planeta

A Royal Canin procura melhorar a sua pegada ambiental todos os dias e, para isso, concentra-se em diferentes áreas de ação, cada uma com compromissos específicos. A marca está a trabalhar nestes compromissos há vários anos, em linha com os ODS das Nações Unidas, e está consciente de que representam um desafio sobre o qual deve continuar a construir todos os dias. Um esforço que é partilhado por todos os seus Associados e que dá forma a um percurso para atingir o objetivo final de ser o mais sustentável possível.

  1. Pegada de carbono neutra até 2025 através das seguintes ações:
  • Aquisição de ingredientes e fórmulas com uma pegada de carbono reduzida
  • Transformação empresarial inteligente em termos climáticos
  • Transição para a eletricidade renovável
  • Reforçar a circularidade
  1. Redução da pegada ambiental até 2025:
  • Utilização de subprodutos de elevada qualidade e ricos em nutrientes
  • Redução da pegada ambiental das matérias-primas (ricas em nutrientes e que permitem, entre outras coisas, uma agricultura sustentável)
  • Redução do impacto ambiental das nossas fábricas
  • EPA/DHA de origem 100% sustentável
  1. Reduzir os resíduos e estimular a Circularidade
  • Compromisso com a Fundação Ellen MacArthur e a nova economia dos plásticos.
  • Planeamento em curso para aumentar significativamente a reciclagem, as embalagens reutilizáveis ou compostáveis. Intenção de reduzir o plástico virgem em 25% e de incluir até 30% de plástico reciclado nas embalagens.

Animais de estimação, planeta e pessoas

A Royal Canin faz parte do plano “Sustentável numa Geração” da Mars, que tem como objetivo contribuir para a saúde de gatos e cães, ao mesmo tempo que identifica e atua sobre o impacto ambiental e social da empresa. O compromisso da Royal Canin centra-se em 3 áreas interligadas:

  • Animais de estimação: proporcionar benefícios tangíveis para a saúde de gatos e cães através de soluções nutricionais específicas. Sensibilizar para as principais questões de saúde dos animais de estimação (prevenção da obesidade, necessidade de cuidados veterinários nos gatos).
  • Planeta: integrar a sustentabilidade em todo o processo empresarial, desde o desenvolvimento do produto até à distribuição final, para reduzir a sua pegada ambiental.
  • Pessoas: promover a inclusão e a diversidade entre os seus colaboradores, contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que operamos.