A Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT anuncia a assinatura de um memorando de entendimento com a GlycoNet para transferência de conhecimento, investigação colaborativa e novas oportunidades de formação avançada em glicociência.
As duas instituições contam com especialistas líderes em glicociência que poderão fornecer ecossistemas de inovação que suportam a investigação translacional com ferramentas e recursos de última geração. O Projeto GLYCOTwinning, coordenado pelas investigadoras da UCIBIO-NOVA FCT, Paula Videira, Angelina Palma e Filipa Marcelo, é uma rede de capacitação financiada pelo Horizonte Europa que visa promover a excelência científica, a inovação e infraestruturas de investigação em glicociência. No âmbito do projecto GLYCOTwinning iniciariam-se colaborações com os investigadores canadianos, o que levou à assinatura do memorando de entendimento com a GlycoNet, uma rede canadiana de investigação em glicómica. A GlycoNet vai desenvolver o projeto ‘GlycoNet Integrated Services (GIS)’, fornecendo o acesso a tecnologias e infraestrutura de ponta para investigadores e clientes em todo o mundo.
“Estamos orgulhosos com a assinatura deste acordo com a GlycoNet, que permitirá unir a nossa experiência para acelerarmos, em conjunto, a inovação neste campo científico das glicociências”, afirma Paula Videira, Professora da NOVA FCT e uma das coordenadoras do GLYCOTwinning. “A glicociência, enquanto campo em rápido crescimento, tem um vasto potencial tecnológico, e a colaboração na investigação é essencial para ajudar a resolver problemas complexos de forma mais eficaz e que se traduzam em soluções eficazes para melhorar a saúde humana.”
Este acordo representa o estabelecimento de laços mais estreitos entre a GlycoNet e a NOVA FCT através da identificação de oportunidades de colaboração, promoção de networking, formação cruzada e partilha de melhores práticas e recursos que apoiem o compromisso conjunto no desenvolvimento da glicómica e da glicociência.
“Ao estudar os papéis críticos que os glicanos desempenham em muitos processos biológicos, os glicocientistas estão a desenvolver novas ferramentas e estratégias para melhorar a saúde humana, animal e ambiental”, explica Elizabeth Nanak, CEO da GlycoNet. “Esta parceria com a NOVA FCT vai promover a inovação em glicómica através de colaboração internacional, networking e oportunidades de formação para estudantes e investigadores no Canadá e em Portugal.”
Sobre a Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT
A NOVA FCT é uma das principais faculdades de Ciências, Engenharia e Tecnologia de Portugal, reconhecida pelo seu carácter inovador, imersa num ecossistema empreendedor que se caracteriza pela forte ligação ao tecido empresarial e pela sua comunidade de start-ups. Fundada em 1977, na zona da Caparica, o campus universitário é o maior do país, com cerca de 8500 estudantes, 420 docentes, 300 investigadores, 243 funcionários e mais de 1000 projetos. O reconhecimento da sua oferta educativa traduz-se pelo preenchimento a 100% das vagas que oferece e é repercutido no índice de empregabilidade acima da média. O perfil diferenciador da Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa caracteriza-se também pela resposta à dinâmica e exigência do mercado de trabalho, valorizando a integração das soft skills na sua dimensão pedagógica, através do Perfil Curricular.
A NOVA FCT acolhe 16 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A qualidade científica reflete-se também na produção científica, com publicações no TOP 10 das principais revistas internacionais da especialidade, sendo o espaço de ensino português com maior concentração de laboratórios CoLABs (9) e Bolsas European Research Council -ERC (17). O resultado deste desempenho é a integração da faculdade nas prestigiadas redes de universidades tecnológicas CESAER, EUTOPIA, University Industry Innovation Network e Young European Research Universities Network e parcerias com universidades europeias e americanas.
Além dos 15 hectares construídos, a faculdade vai expandir-se para os 17 hectares restantes, uma expansão que inclui a infraestrutura de ciência e tecnologia Madan Parque. Os planos de expansão demonstram que a NOVA FCT é uma escola orientada para o futuro, sempre baseada numa investigação internacional de vanguarda.
Mais informações: https://www.fct.unl.pt/pt-pt
Sobre a GlycoNet
A GlycoNet é uma rede de investigação canadiana composta por mais de 190 investigadores em 36 instituições em todo o país, participando em mais de 140 projetos financiados.
Os investigadores da GlycoNet utilizam o estudo de hidratos de carbono (açúcares) em células vivas para encontrar soluções para necessidades de saúde não satisfeitas através do desenvolvimento de ferramentas, medicamentos, vacinas e diagnósticos. Adotando uma abordagem ‘One-Health’ que considera as conexões entre a saúde humana, animal e ambiental, a GlycoNet está a avançar na investigação, inovação e formação em glicómica para melhorar a qualidade de vida dos canadenses.
No âmbito da rede, os Serviços Integrados ‘GlycoNet (GIS)’ operam como uma plataforma nacional de serviços glicómicos. A GlycoNet e o GIS juntos fornecem acesso único a ferramentas glicómicas, conhecimento especializado, consultoria e oportunidades de colaboração para a academia e a indústria, tanto nacional como internacionalmente.
A GlycoNet também é líder na formação da próxima geração de glicocientistas e na promoção da colaboração e do avanço na investigação em glicómica. A GlycoNet é suportada em parte pelo Fundo Científico Estratégico do Governo do Canadá.
Mais informações: https://canadianglycomics.ca/
Sobre a UCIBIO – NOVA FCT / i4HB:
A Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas, UCIBIO, integra investigadores da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade do Porto. Criada em janeiro de 2015, a UCIBIO beneficia de um potencial de investigação básica e aplicada, na interface entre a Química, Biologia e Engenharia que permite abordar questões pertinentes ao nível atómico, molecular, sub-celular e celular, incluindo interações célula-a- célula e dinâmica evolutiva de populações. A UCIBIO é uma das três unidades de investigação do novo laboratório associado Instituto para a Saúde e Bioeconomia (i4HB), uma parceria com o iBB-IST e INESC-MN ancorada em fortes competências científicas e tecnológicas em Saúde e Bioeconomia, e comprometida em fazer a diferença e alavancar políticas Nacionais e Internacionais nessas áreas prioritárias emergentes.