Pavilhão Centro de Portugal | Parque Verde do Mondego

HINO do SNS será apresentado no dia 15 de setembro

Aproxima-se uma das datas mais importantes a assinalar no nosso País: O Dia do SNS e o ato simbólico da rega da ‘oliveira SNS’, a árvore que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego, em Coimbra.

Neste âmbito, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) estão a organizar as comemorações que assinalam os 45 anos do SNS, (15 de setembro), uma data histórica de elevado interesse que se pretende que seja divulgada pela população, reforçando assim a motivação para que o SNS seja revitalizado e permanentemente rejuvenescido. Este evento – que juntará médicos, profissionais de saúde bem como população em geral – integrará uma relevante homenagem a todos os protagonistas do SNS.

Este ano, a SRCOM abriu um concurso para a criação da letra do Hino comemorativo dos 45 anos do SNS, tendo sido admitidos 28 textos inéditos, em poesia. Após a criteriosa escolha do júri, Catarina Canas é a autora da letra do Hino SNS (letra em anexo). Engenheira Química e Mestre em Escrita Criativa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Catarina Canas estudou na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e é vogal do Conselho Artístico da Associação Cultural Chorus Ingenium.

O Hino do SNS (letra e música) será apresentado publicamente no dia 15 de setembro, no Pavilhão Centro de Portugal, antes da cerimónia simbólica da rega da oliveira do SNS. O programa completo de todo o evento será divulgado oportunamente.

Esta oliveira – símbolo do Serviço Nacional de Saúde – foi plantada, recorde-se, a 15 de setembro de 2009 e anualmente este dia tem sido comemorado com uma cerimónia carregada de simbolismo onde sempre marcaram presença personalidades ligadas à área da Saúde. Esta é, também, uma forma de recordar o ex-ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut, um dos mentores desta tradição, que em vida sempre defendeu o SNS e acarinhou através da sua permanente atividade cívica, política e literária.

A partir das comemorações dos 35 anos do SNS (2014), a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos associou-se sempre a esta iniciativa. 

Este dia não é só o dia do SNS, mas é, também, o reconhecimento do papel de muitos médicos e tantos outros profissionais na construção e manutenção de um sistema público de saúde em Portugal”, realça o presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo.