10 de outubro | Dia Mundial da Saúde Mental | CESPU – Gandra, Paredes

Especialistas e representantes de projetos comunitários debatem tema e expõem as suas experiências. Seminário terá sessões práticas sobre como reconhecer os sinais das demências, capacitação de cuidadores informais e nutrição adequada

O papel da saúde mental no envelhecimento ativo. Este é o ponto de partida para o seminário que, a 10 de outubro, assinala o Dia Mundial da Saúde Mental no Campus Universitário de Gandra da CESPU.

Durante todo o dia (9h às 16h30), especialistas e representantes de projetos comunitários abordarão temáticas como o neuroenvelhecimento, demências, terapia assistida por animais, o papel do cuidador informal, a relevância da alimentação.

Como o tema “Envelhecimento Ativo: Desafios e Oportunidades para uma Sociedade (mais) Inclusiva”, este seminário é organizado pelo departamento de Ciências Sociais e do Comportamento do Instituto Universitário de Ciências da Saúde-CESPU, em conjunto com o Pelouro de Ação Social, Cultura e Turismo do Município de Paredes.

Esta ação, que decorre no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental e Comunitária do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, conta com a participação de investigadores e promotores de projetos ligados ao envelhecimento ativo. Da parte da tarde, decorrerão três workshops:

– Alimentar e nutrir um envelhecimento ativo.

– Reconhecendo os sinais: capacitação comunitária para as demências.

– Cuidadoras/es informais: o lado (in)visível do cuidado.

As inscrições são livres, mas obrigatórias, através deste link.