Almada | 29 de setembro | 11h00-13h00 | Domingo

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia com o apoio da Amgen Biofarmacêutica realiza no próximo domingo, no Parque da Paz, em Almada, duas ações interativas para os participantes, com o objetivo de alertar para a importância da monitorização dos níveis de colesterol, no sentido de prevenir doenças cardiovasculares, como por exemplo o enfarte agudo do miocárdio.

No âmbito do Dia Mundial do Coração e enquadrado na campanha de disease awareness “Na Rota do Enfarte”, a ação “Faz Mira ao Colesterol” desafia os participantes a estarem atentos à importância de manterem hábitos de vida saudáveis que promovam a manutenção de artérias limpas. Num painel com balões amarelos, que representam a deposição de colesterol, os participantes devem “rebentar” esses balões e alcançar uma artéria saudável. Esta atividade oferece uma experiência divertida e visual sobre a importância da monitorização dos valores de colesterol para prevenir doenças cardiovasculares consequentes.

Adicionalmente, no mesmo local também será possível realizar uma experiência de realidade virtual imersiva, onde os participantes poderão embarcar numa “viagem” pelo sistema circulatório humano. Através desta tecnologia, os visitantes terão a oportunidade única de observar, em tempo real, o efeito que o colesterol exerce nas artérias. Além de divertida e diferenciadora, a iniciativa é educativa, permitindo que o público entenda, de forma simples, o impacto do colesterol no corpo humano e a importância de o manter sob controlo, contribuindo para o aumento da literacia em saúde na área cardiovascular.

O Dia Mundial do Coração é para nós uma oportunidade de recordar a todos o contributo individual que devemos ter na prevenção das doenças cardiovasculares. O conhecimento e controlo dos valores do colesterol são fundamentais na prevenção destas doenças. Atividades como estas representam formas simples e didáticas de informar a população e de como todos podemos e devemos promover hábitos de vida saudáveis e estar atentos à monitorização da nossa saúde”, esclarece Hélder Pereira, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

As ações inserem-se num evento que conta com a organização, entre outras entidades, da Câmara Municipal de Almada onde também é possível fazer uma caminhada do Cristo Rei até ao Parque da Paz e rastreios.