Amanhã, dia 30 de outubro, o centro comercial de Matosinhos será palco de uma ação de sensibilização sobre cancro da mama, promovida pela Clínica da Mama do IPO Porto.
No âmbito do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se assinala esta quarta-feira, a Clínica da Mama do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto vai promover uma iniciativa de sensibilização, que terá lugar no NorteShopping, em Matosinhos, pelas 19h00.
Trata-se de um ciclo de reflexão direcionado à sociedade em geral, cujas sessões vão incidir sobre temas como a prevenção, o diagnóstico precoce, a inovação e a qualidade de vida, contando, para isso, com um painel de especialistas de várias áreas que partilham o seu conhecimento.
A moderação das conversas está a cargo da profissional de comunicação, Joana Branco, que vai conduzir os temas junto de uma equipa multidisciplinar que inclui o diretor da Clínica da Mama, Joaquim Abreu. Do painel, fazem parte Ana Ferreira (Oncologia Médica), Raquel Machado (Anatomia Patológica), Sónia Castro (Psicooncologia), Ana Araújo (Assistente Social), Claúdia Carneiro (Imagiologia), João Conde (Radiooncologia), Ana João Reis (Medicina Geral e Familiar), Matilde Ribeiro (Cirurgia Plástica) e a Emília Ribeiro (Enfermagem).
O diagnóstico precoce de cancro da mama pode salvar vidas e, nesta data, torna-se especialmente importante reforçar esta mensagem. Dados do IPO Porto revelam que a mamografia ajudou a reduzir a taxa de mortalidade em cerca de 40% e que um em cada seis cancros da mama ocorrem entre os 40 e os 49 anos.
De acordo com Joaquim Abreu, “o verdadeiro progresso na luta contra o cancro da mama implica o diagnóstico da doença em fase inicial do seu desenvolvimento e o tratamento de acordo com a melhor evidência científica, mas exige também que a prevenção se torne uma prioridade”.
A realização deste evento no NorteShopping é, assim, uma forma do IPO do Porto comunicar diretamente com a comunidade que serve através de alargado número de pessoas que visitam o Centro diariamente e, consequentemente, aumentar o conhecimento da população, promovendo a literacia em saúde, pela voz de especialistas.