- A Associação Asma Grave (AG) é dirigida a doentes que sofrem de asma grave, bem como seus familiares e cuidadores.
- O objetivo da AG é divulgação de informação sobre a asma grave e defesa dos direitos dos doentes.
- Estima-se que em Portugal cerca de 35 000 mil pessoas sofrem de asma grave e a sua maioria não está diagnosticada, nem tem apoios perante os constrangimentos causados pela doença.
Acaba de nascer a primeira associação de doentes para representar quem sofre de asma grave em Portugal.A Associação Asma Grave (AG) é o nome desta nova entidade que vai realizar a sua primeira Assembleia Geral, no dia 9 de novembro, às 15h00, no auditório do Centro Social de São Domingos Benfica. A reunião é dirigida à população em geral, em particular doentes com asma grave, os seus familiares, bem como profissionais de saúde e oferece uma oportunidade de discussão e partilha de informação sobre esta doença.
A AG foi criada com o propósito de representar os doentes com Asma Grave na defesa dos seus direitos e na divulgação e reconhecimento da doença. É composta por um grupo de doentes, impulsionados pela Unidade Multidisciplinar de Asma Grave do Hospital Santa Maria, que se propõem a divulgar informação sobre a doença e a apoiar quem vive com esta condição.
Estima-se que em Portugal existam cerca de 35 mil pessoas com asma grave, um número significativo, que na sua maioria não se encontra diagnosticada, o que impede o acesso a tratamento adequado. A asma grave é mais perigosa e limita significativamente a vida diária dos doentes, uma vez que os incapacita de fazer tarefas básicas diárias. Além disso, causa também constrangimentos laborais e pessoais, sem que existam apoios para quem sofre deste tipo de asma.
“A constituição da AG marca um momento muito importante para todos os doentes da asma grave. O nosso foco é assegurar que o diagnóstico correto é realizado e que o tratamento é o adequado. Pretendemos apoiar estes doentes e dar-lhes voz para que os seus interesses e direitos sejam ouvidos e defendidos. Para tal, pretendemos trabalhar para o reconhecimento da doença”, sublinha um dos membros fundadores da AG, Ana Gonçalves.
De forma a combater o estigma e isolamento social que muitas vezes atinge estes doentes, a AG ambiciona ser uma associação de confiança, na qual os doentes de asma grave se possam sentir acolhidos e compreendidos. Assim, a associação compromete-se a dinamizar ações de divulgação de informação sobre a asma grave, contribuindo para que sociedade esteja mais informada sobre o impacto desta doença e os profissionais de saúde mais despertos para esta realidade.