Receitas fáceis e saborosas para descomplicar alterações na dieta
A NOVA Medical School lançou o livro “Nutrição adaptada à Comunidade – intervenção nutricional e alimentar nas doenças hereditárias do metabolismo proteico”, onde são apresentadas receitas práticas e fáceis, da autoria do Chef Fábio Bernardino, que alinham a ciência com a praticidade, sendo destinado a pessoas com doenças hereditárias do metabolismo proteico.
Há cerca de 40 anos, iniciou-se o rastreio neonatal da fenilcetonuria com o bem conhecido “teste do pezinho”. Desde então, tornou-se possível um rastreio sistemático de 24 doenças hereditárias de metabolismo. Estes doentes e as suas famílias são, diariamente, sujeitos a vários desafios, sendo um deles a preparação das suas refeições.
Enquanto academia, a NOVA Medical School tem vindo a apostar no seu pilar de extensão à Comunidade, tentando intervir pragmaticamente na sociedade e realizando ações e projetos que possam ter impacto real na sua qualidade de vida. Nesse sentido, juntou-se academia, associação de doentes (APOFEN) e o Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo da Unidade Local de Saúde de São José para criar um projeto de capacitação de doentes e das suas famílias.
“Este livro é o resultado desse projeto, que tem como objetivo desmistificar as complicações associadas às restrições alimentares, criando receitas fáceis e saborosas, que permitam um momento de refeição agradável em família, com colegas e amigos, não tornando as limitações impostas pela patologia um inimigo aos momentos de convívio. Depois de 10 workshops práticos, no Kitchen Lab da NOVA Medical School, com doentes e profissionais, temos agora o resultado final” explica Júlio César Rocha, Professor Auxiliar da NOVA Medical School e coordenador deste projeto.
Com cerca de 60 receitas, o livro apresenta várias sugestões, percorrendo várias fases do ciclo de vida e os vários momentos de refeição nomeadamente pequeno-almoço; snacks e lanches, entradas, sopas, prato principal e sobremesa.
Um livro com receitas fáceis e saborosas, que pode ser um auxílio para a jornada de adaptação da alimentação, mas que não substitui, no entanto, a consulta dos profissionais de saúde e o devido acompanhamento.
Júlio César Rocha refere ainda que “a versão digital do livro será traduzida para outras línguas, podendo ser um recurso global para profissionais e famílias, e oferecida aos doentes em contexto de consulta no Centro de Referência das doenças hereditárias do metabolismo, da Unidade Local de Saúde de São José”.
Conceição Calhau, Subdiretora para a Extensão à Comunidade da NOVA Medical School “ambiciona que este seja um recurso útil e uma fonte de inspiração para todos. A NOVA Medical School continuará a promover a saúde e o bem-estar e a intervir para a melhoria da qualidade de vida da população”.