•III Congresso Veterinário AniCura Ibéria decorreu nos dias 29 e 30 de novembro;
•Reuniu aproximadamente 200 profissionais, incluindo médicos veterinários e auxiliares;
• As palestras abordaram temas como cirurgia endócrina, gestão de antibióticos, Oncologia e Nutrição, com foco em práticas baseadas em evidências para otimizar o atendimento veterinário.
A AniCura, grupo de hospitais e clínicas especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, nos dias 29 e 30 de novembro promoveu o seu III Congresso Ibérico, dedicado à “Medicina e Cirurgia do Sistema Endócrino”.
As endocrinopatias são condições muito presentes na vida dos animais de companhia, afetando diferentes glândulas e resultando em diversas patologias. Entre as mais comuns estão a diabetes (em cães e gatos), o hipertiroidismo (em gatos), o hipotiroidismo (em cães), a síndrome de Cushing e o hipoadrenocorticismo canino, conhecido como doença de Addison. Para dar relevo a estas patologias, a AniCura decidiu dedicar esta edição do congresso à temática da Endocrinologia.
Esta terceira edição contou com a presença de oradores de renome, provenientes de hospitais do grupo de toda a região ibérica, que partilharam insights sobre as melhores e mais recentes práticas na área de Endocrinologia, nas suas várias vertentes como Abordagem Nutricional, Diagnóstico por Imagem, Doença Oncológica Endócrina e Cirurgia. Entre os principais temas abordados, destacam-se as palestras como “Adrenalectomia Laparoscópica” e “Cetoacidose Diabética”, ministradas pelo Dr. Fausto Brandão e a Enf.ª Carolina Rebimba, profissionais veterinários da equipa do AniCura Atlântico Hospital Veterinário.
“É essencial que, como equipas clínicas e cirúrgicas no Grupo AniCura, adotemos técnicas cirúrgicas avançadas que minimizem riscos, otimizem resultados clínicos e também melhorem substancialmente a recuperação dos nossos pacientes”, realça Dr. Fausto Brandão, um dos principais palestrantes de Portugal. A enfermeira veterinária Carolina Rebimba destacou o papel vital dos enfermeiros veterinários na gestão de casos de cetoacidose diabética. “O trabalho desempenhado pelos enfermeiros e auxiliares técnicos veterinários nesta urgência hospitalar é vital para um tratamento bem-sucedido e para a minimização da fatalidade da doença, bem como a atenção dedicada aos cuidadores para os ajudar na vigilância de sintomas nos seus animais diabéticos”.