A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) e a Unidade Local de Saúde de Coimbra, E.P.E. (ULS de Coimbra) selecionaram os quatro projetos de investigação que irão apoiar financeiramente no âmbito do concurso Co4ID (Cocreating for InterDisciplinarity).

A cerimónia oficial de assinatura das Declarações de Compromisso, e a apresentação sumária das ideias vencedoras, está agendada para as 11h00 do dia 08 de janeiro de 2025, no anfiteatro 3.4. Para além dos elementos da Presidência da ESTeSC-IPC estará presente, na cerimónia, o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra.

De entre os oito projetos submetidos a concurso, foram selecionados para financiamento os projetos: MIMO-COMETA: Microambiente Imunológico do Cancro Colorretal com Metastização Hepática; SALHITENS – Avaliação do impacto da substituição do sal comum por Salicórnia em doentes hipertensos; Hiper@NutriAção – Aconselhamento e Intervenção Integrada para a Prevenção e Controlo da Hipertensão Arterial nos cuidados de saúde primários através da Alimentação Sustentável e da Atividade Física e STOP-UTI – Determinação da Suscetibilidade Antimicrobiana por metodologia Point of Care na otimização de terapêutica em Infeções Urinárias não complicadas.

As equipas, lideradas por docentes da ESTeSC-IPC ou por profissionais da ULS de Coimbra, são multi e interdisciplinares, fazendo parte das equipas de investigação elementos de diversas instituições.

O montante global do investimento será de cerca de 40.000 euros, sendo que os mesmos serão bipartidos pela ESTeSC-IPC e pela ULS de Coimbra.

Lançado em 2024 pela Presidência da ESTeSC-IPC e pela ULS de Coimbra, o Co4ID (Cocreating for InterDisciplinarity) é um concurso que visa apoiar projetos de investigação exploratórios, propostos por investigadores da ESTeSC-IPC e da ULS de Coimbra, estabelecendo uma via privilegiada de aproximação da academia ao contexto clínico. Todos os investigadores e profissionais de saúde que desenvolvem atividade na ESTeSC-IPC, na ULS de Coimbra, ou em unidades associadas ou participadas por estas, são elegíveis à candidatura, proporcionando-se, desta forma, um ecossistema favorável à co-criação de ideias inovadoras e focadas na resolução de problemas concretos no serviço nacional de saúde (SNS).

O balanço e o número de candidaturas submetidas revelam o sucesso deste projeto conjunto.

Para Telmo Pereira, vice-presidente da ESTeSC, este momento singular assinala uma nova forma de colaboração inter-institucional, que aproxima a academia ao contexto clínico, estimulando a criação integrada de ideias inovadoras centradas nas necessidades concretas do SNS, e estabelecendo as condições necessárias à sua implementação com vista à melhoria da prestação de cuidados de saúde às populações. O sucesso da presente edição do concurso Co4ID é um indicador objetivo da sua capacidade de mobilização, sendo um incentivo claro para o lançamento de uma segunda edição deste concurso em 2025.