O Iscte Executive Education inicia, em maio, o programa intensivo “Análise da Informação Económica e Financeira em Saúde”, destinado a gestores do setor da saúde que não possuem formação em Finanças ou Contabilidade e que pretendam adquirir competências para tomar decisões estratégicas fundamentadas em dados económicos e financeiros.

O curso, com duração de 20 horas de duração e a decorrer nos dias 14, 19, 21, 26 e 28 de maio, combina teoria e prática através de exemplos e estudos de caso. Permite aos participantes compreender o impacto das decisões de gestão na posição financeira e no desempenho das organizações de saúde, desenvolver competências para tomar decisões fundamentadas em dados financeiros e aplicar estes conhecimentos de forma prática no dia a dia das instituições.

A coordenação científica está a cargo de Isabel Lourenço, professora catedrática e diretora do Departamento de Contabilidade do Iscte, e tem como oradores Catarina Paulino, dirigente executiva com pelouro financeiro na ULS Estuário do Tejo e Guilherme Magalhães, membro do Conselho de Administração e administrador executivo da CUF com mais de 35 anos de experiência no Grupo José de Mello e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Gil.

Esta iniciativa integra a oferta formativa do Iscte Executive Education, que visa dotar profissionais do setor da saúde com competências estratégicas em gestão financeira e inovação, preparando-os para enfrentar desafios crescentes de eficiência, sustentabilidade e tomada de decisão baseada em dados.