17 e 18 de abril | Seminário de Enfermagem do Trabalho em Famalicão
Desenvolvem estratégias para combater o stress e o burnout, identificam riscos e promovem o bem-estar dos trabalhadores. Durante dois dias, vão partilhar experiências e discutir a importância de uma abordagem proativa, preventiva e contínua em contexto laboral, num seminário promovido pela CESPU.
Com mais de dois mil profissionais em Portugal, os enfermeiros do trabalho estão a afirmar-se como agentes centrais da Saúde Ocupacional, nomeadamente na promoção da saúde nas empresas, assumindo um papel cada vez mais relevante na prevenção da doença e no bem-estar dos trabalhadores.
Esse será o foco do III Seminário de Enfermagem do Trabalho, promovido pela CESPU, no Auditório da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, no Campus Académico de Famalicão da CESPU. Durante dois dias, entre 17 e 18 de abril, profissionais, especialistas, atuais e antigos estudantes da Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho da instituição vão discutir os desafios atuais da saúde ocupacional.
Num contexto marcado pelo envelhecimento da população ativa, aumento das doenças crónicas e maior exposição a riscos como o stress e outros fatores psicossociais, o encontro pretende reforçar a importância de uma abordagem mais salutogénica e contínua em contexto laboral.
“Enquanto o principal foco dos médicos do trabalho é a aptidão para o trabalho, os enfermeiros do trabalho têm como principal desafio a promoção da saúde, procurando garantir bem-estar ao longo da vida profissional, antecipando e prevenindo doenças na terceira idade”, destaca Vítor Brasileiro, coordenador pela Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho da CESPU, que organiza este seminário.
A CESPU foi das primeiras instituições em Portugal a criar, há cerca de uma década, uma pós-graduação na área da Enfermagem do Trabalho. Esta competência é obrigatória para quem pretende exercer nesta área em concreto, tendo de estar registado na DGS e na Ordem dos Enfermeiros.
Organizado com o apoio de enfermeiros do trabalho e antigos estudantes desta pós-graduação da CESPU, o seminário reflete a evolução desta área e pretende valorizar estes profissionais. No terreno, estes enfermeiros acompanham trabalhadores, identificam riscos e desenvolvem ações de prevenção, intervindo em áreas como doenças crónicas, stress e riscos psicossociais, com impacto direto na qualidade de vida e no ambiente de trabalho.
O programa inclui sessões dedicadas à promoção da saúde física e mental, prevenção de acidentes de trabalho, avaliação de riscos psicossociais e estratégias para ambientes de trabalho mais saudáveis. Os palestrantes vão partilhar as suas experiências profissionais.
Programa completo disponível aqui: https://www.cespu.pt/noticias-e-eventos/2026/04/iii-seminario-de-enfermagem-do-trabalho/