Data: 23 de maio de 2026 (sábado)

Horário: a partir das 11h30

Local: Ordem dos Médicos
(Av. Almirante Gago Coutinho 151, 1749-084 Lisboa)

O evento, que contará com a presença do Professor Doutor Germano de Sousa, irá decorrer na Ordem dos Médicos, em Lisboa, no próximo dia 23 de maio, a partir das 11h30.

Estarão ainda presentes na cerimónia as jovens cujos trabalhos venceram o 1.º e 2.º prémios deste concurso e os alunos autores das obras distinguidas com menções honrosas, bem como o Júri que avaliou os trabalhos candidatos ao prémio.

O Prémio “Liberdade, Igualdade e Fraternidade | Professor Doutor Germano de Sousa”, da Associação Clube Lusitânia, tem como principal objetivo fomentar a reflexão crítica e a expressão criativa dos jovens sobre liberdade, igualdade e fraternidade. É uma homenagem ao Professor Doutor Germano de Sousa, médico patologista clínico, professor universitário, fundador do Grupo Germano de Sousa e antigo bastonário da Ordem dos Médicos, pelo seu legado e compromisso com a ciência, a cidadania e a ética em Portugal.

Sobre os vencedores:

  • 1.º Prémio: Jardim de Abril, de Íris Alexandra Mira Ferreira (Escola Secundária Rainha Dona Leonor – Lisboa);
  • 2.º Prémio: Liberdade, Igualdade e Fraternidade: entre a teoria e a prática, de Madalena de Andrade Mata e Maria Inês Pinheiro Monteirinho Soares (Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral – Belmonte)
  • Menção Honrosa:
    • A Lição da Celeste!, de Ana Leonor Correia Coelho Ferreira Martins (Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Vila Real);
    • Liberdade, Igualdade e Fraternidade: A Voz das Pessoas, de Maria João Sousa Branco (Escola Secundária de Paredes);
    • Liberdade nas Sombras, de João Tomás Gomes dos Santos Crispim (Escola Profissional de Salvaterra de Magos);
    • O Mundo antes dos Direitos Humanos, de Beatriz Camões Ribeiro, Francisco Teles da Silva e Raquel Coelho Costa (Escola Secundária de Valongo);
    • O Peso do Verbo num Mundo de Vidro, de Isabel Margarida da Silva Nunes (Escola Secundária de Estarreja).

Sobre a Associação Clube Lusitânia:

A Associação Clube Lusitânia tem por objeto a promoção da cultura, da cidadania, dos valores democráticos e dos direitos humanos, operacionalizado através de:

  • Organização de eventos culturais ou recreativos.
  • Organização de palestras e conferências.
  • Promoção e edição de publicações.
  • Promoção de apoio fraterno e solidário a pessoas carenciadas.
  • Realização de quaisquer outras atividades integradas no seu objeto e necessárias à sua prossecução.
  • Apoio a organizações congéneres que comunguem os mesmos princípios ou prossigam idênticos objetivos.

Participaram nos debates organizados, desde 2005, pela associação, as seguintes personalidades: Adriano Moreira, Agostinho Pereira de Miranda, Ana Gomes, António Câmara, António Pinto Ribeiro, Augusto Mateus, Carolino Monteiro, Conde Rodrigues, Costa Pinto, D. Manuel Clemente, Diogo Vasconcelos, Elvira Fortunato, Ernâni Lopes, Félix Ribeiro, Francisco Beça, Francisco Louçã, João Bosco Mota Amaral, João Cravinho, João Lobo Antunes, João Proença, Joaquim Valente, Joana Gonçalves de Sá, José Lamego, Leonor Beleza, Loureiro dos Santos, Luís Marques Mendes, Maria de Lurdes Rodrigues, Rodrigo Martins, Rui Pena Pires, Segadães Tavares e Vital Moreira.