O II Encontro CUIDARaro junta, no próximo dia 30 de maio, em Fátima, cuidadores informais, profissionais de saúde, especialistas e decisores públicos para colocar no centro do debate os desafios físicos, emocionais e sociais enfrentados por quem cuida de pessoas com doenças raras. Promovida pela RD-Portugal, em coorganização com o Município de Ourém, a iniciativa dá voz aos cuidadores e debate respostas de apoio, descanso e saúde mental numa área ainda marcada pela falta de respostas adequadas.
O programa integra um painel dedicado à saúde mental nos cuidadores informais, com psicólogos, especialistas da área social e cuidadores integrados no projeto CUIDARaro. O debate centra-se no impacto emocional e psicológico associado ao cuidado continuado de pessoas com doença rara. Participam Vera Almeida, psicóloga da RD-Portugal, Ângela Simões, professora adjunta da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Ana Paula Garcia, cuidadora informal CUIDARaro, e Flávia Pinto, psicóloga da CUF Tejo.
O encontro inclui ainda uma sessão centrada em histórias e estratégias de cuidado, testemunhos de cuidadores de substituição do projeto CUIDARaro e uma intervenção sobre os benefícios das terapias complementares no bem-estar físico e emocional dos cuidadores. Durante a tarde, a RD-Portugal assinala também o seu percurso dos últimos cinco anos e apresenta o projeto SP3S – Serviços Partilhados de Saúde e Solidariedade Social.
CUIDARaro é um projeto pioneiro em Portugal da RD-Portugal criado para apoiar cuidadores informais de pessoas com doenças raras, assegurando períodos de descanso através da substituição temporária por cuidadores formais especializados. O projeto pretende reduzir a sobrecarga física e emocional dos cuidadores e promover a sua saúde mental e qualidade de vida.
A conferência CUIDARaro terá início às 14h00 e é de participação gratuita, mediante inscrição no site oficial.
= PROGRAMA =
13h45 – Receção dos Participantes
14h00 – Sessão de Abertura
– Secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes*
– Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Dr. Luís Albuquerque
14h20 – Painel “A Saúde Mental nos Cuidadores Informais”
Moderação: Alexandra Ramos Cortês, Assistente Social ULSSM
– Vera Almeida, Psicóloga RD-Portugal
– Ângela Simões, Professora Adjunta ESALD – IPCB
– Ana Paula Garcia, Cuidadora Informal CUIDARaro
-Flávia Pinto, Psicóloga CUF Tejo
15h00 – “Cuidar – Histórias e Estratégias”
Moderação: Alexandra Ramos Cortês, Assistente Social ULSSM
– Herman Medina, Cuidador de Substituição CUIDARaro
– Carla Sofia, Cuidadora de Substituição CUIDARaro
– Palmira Martins, Assistente Social RD-Portugal
15h30 – “Biodanza: os benefícios das Terapias Complementares”
– Rosário Almeida Carvalho, Educadora de Infância e Facilitadora de Biodanza
16h15 – “Cinco anos de RD-Portugal: o futuro e o SP3S – Serviços Partilhados de Saúde e Solidariedade Social”
– Paulo Gonçalves, Presidente da Direção RD-Portugal
– Raquel Marques, Direção RD-Portugal
16h45 – Sessão de Encerramento
– Secretária de Estado da Segurança Social, Susana Filipa de Moura Lima*
– Presidente do IDiPD, Sónia Esperto
17h00 – Lanche convívio

* Por confirmar