A Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS) lança este mês uma iniciativa de proximidade para ajudar os portugueses a cumprir uma das principais resoluções de Ano Novo: deixar de fumar.

Durante o mês de janeiro, equipas especializadas estarão presentes em dois centros comerciais, no Almada Forum e no UBBO, para oferecer consultas gratuitas de cessação tabágica e apoio multidisciplinar.

Inserida na missão de prevenção primária da Liga, estas ações gratuitas visam remover barreiras, disponibilizando apoio médico de forma gratuita e acessível, em locais de grande afluência. Caso seja recomendado, os participantes podem obter apoio psicológico e nutricional.

O atendimento inicial será realizado por promotores da LPCC-NRS, que esclarecerão dúvidas e procederão ao agendamento das consultas. As sessões clínicas serão asseguradas por médicos da Liga, com o suporte complementar futuro, se necessário, de psicólogos e nutricionistas, garantindo uma abordagem integrada à dependência do tabaco.

Calendário e Locais:

Almada Forum

  • Presença da equipa: Até 17 de janeiro
  • Consultas gratuitas: sábado dia 10 e dia 17 de janeiro, na Praça da Natureza
  • Localização para inscrição: Praça Central no piso 0, junto ao Balcão de Informações

UBBO

  • Presença da equipa: De 18 a 31 de janeiro
  • Consultas gratuitas: sábado dia 24 e dia 31 de janeiro na Praça Central
  • Localização: Piso 0, entre o Espaço Solidário e a Praça Central

As consultas para os sábados são marcadas diretamente nos locais acima mencionados com os promotores presentes. Para outras datas utilizar o email cessacaotabagica.nrs@ligacontracancro.pt e/ou do número 912 732 946.

“Sabemos que a decisão de deixar de fumar é um passo difícil, mas é também um dos mais eficazes na prevenção do cancro. Com esta iniciativa, a Liga quer estar onde as pessoas estão, oferecendo um acompanhamento profissional, humano e gratuito. Queremos que cada fumador saiba que não tem de percorrer este caminho sozinho; estamos aqui para transformar as resoluções de janeiro em saúde a longo prazo”, refere Francisco Cavaleiro de Ferreira, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul.

O tabaco continua a ser o principal fator de risco para o cancro do pulmão, o que mais mortes causa tanto em Portugal como na Europa. Os dados são alarmantes: após o diagnóstico, a probabilidade de sobrevivência a cinco anos fixa-se apenas entre os 15% e os 18%. Contudo, o cenário muda drasticamente com a cessação tabágica: ao fim de 10 anos sem fumar, o risco de desenvolver cancro do pulmão reduz-se para metade em comparação com quem mantém o hábito. Importa sublinhar que cerca de 40% dos casos de cancro podem ser prevenidos através da mudança de hábitos, sendo o consumo de tabaco a principal causa de cancro evitável.

Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro

É uma Associação de Serviço Social, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, cujo principal objetivo é combater o cancro. Tem por base quatro áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família; Prevenção Primária; Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.

Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Sul (nucleosul@ligacontracancro.pt) 

Linha Cancro 808 255 255