Cerimónia integra o calendário comemorativo dos 200 anos da instituição
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) celebra, no próximo dia 22 de abril, o Dia da Faculdade com uma cerimónia solene que terá lugar entre as 9h00 e as 12h00, no Grande Auditório João Lobo Antunes. O evento reúne estudantes, docentes e colaboradores.
Realizado anualmente, o Dia da Faculdade simboliza o compromisso da FMUL com a formação médica de qualidade e com a valorização da sua comunidade académica.
Para o diretor da FMUL, João Eurico Cabral da Fonseca, “o Dia da Faculdade é um momento de celebração que honra a excelência académica, o mérito pedagógico e a identidade institucional. Este ano, é ainda mais especial, porque se insere nas comemorações do bicentenário da nossa instituição.”
O programa conta com diversas intervenções de figuras importantes para a instituição, bem como com a entrega de prémios e distinções. Entre os destaques estão os Diplomas de Mérito, os Prémios FMUL/CGD de Excelência e o Prémio de Mérito Pedagógico, relativos ao ano letivo de 2023/2024, o Prémio de Educação Médica da FMUL – Prof. Doutor João Gomes Pedro, e as distinções atribuídas no âmbito do Programa Brilliant TFM. No total, serão distinguidas mais de 60 pessoas.
O Ensino da Medicina em Lisboa teve início no Hospital de Todos-os-Santos, inaugurado em 1504 e prolongou-se por 250 anos de funcionamento regular até ao terramoto de 1755. Em 1774 passou para o Colégio de Santo Antão-o-Novo, mais tarde batizado como Hospital Real de São José, onde viria a nascer, a 24 de junho de 1825, a Real Escola de Cirurgia que em 1835 se transformou na Escola Médico-cirúrgica de Lisboa, e a 22 de abril de 1911 passou a designar-se Faculdade de Medicina de Lisboa.