O Instituto Universitário de Ciências da Saúde – CESPU e o Município de Paredes organizam, a 15 de maio, o seminário Género, Família e Saúde Mental: Caminhos para a Inclusão.

Esta iniciativa irá decorrer no Dia Internacional da Família, no Campus Universitário de Gandra, a partir das 9h. Integra-se no Programa de Promoção da Saúde Mental e Comunitária do PACD – Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas.

Entre os participantes estão: o vice-presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Manuel Albano; Ana Silva, da Associação Amplos que abordará os “desafios das famílias com diversidade”; Mafalda Gonçalves Ferreira, presidente da Associação Plano i, traz o tema “Discriminação e violência(s) contra pessoas LGBTI+”. Estão também presentes investigadores e profissionais de saúde .  

O seminário integra uma conferência inaugural da responsabilidade da professora Sofia Neves sobre “Identidade de género em Portugal: das representações sociais às políticas públicas”. Além de duas mesas redondas durante a manhã (uma mais dedicada às questões do género e outra às questões da família, tendo como denominador comum a área da Saúde Mental), na parte da tarde irão decorrer dois workshops simultâneos abertos apenas a profissionais com áreas de atuação diversificadas.